GKN Brasil
Criada na Grã-Bretanha, a GKN (Guest, Keen and Nettlefolds) é uma das maiores empresas de engenharia do mundo. Sua origem remonta à Revolução Industrial, tendo acontecido em 1759. Atualmente, seu principal foco é a produção automotiva e de engenharia aeroespacial. No ano de 1900, duas empresas da época se fundiram: a Patent Nut and Bolt Company e a Companhia de Ferro Dowlais. Neste momento surgiu a Guest, Keen & Co. Ltd.
Sobre a GKN
Dois anos depois, a GKN adotou o nome pelo qual é conhecida até hoje. Isso aconteceu após uma nova fusão, desta vez englobando também a Nettlefolds Limited, maior produtora de peças da Inglaterra na época. A GKN foi uma das pioneiras na chamada integração vertical, onde diversas empresas se unem de maneira hierárquica e cada uma delas produz algo diferente. Cada uma destas atividades é combinada para desenvolver novos produtos.
No caso da GKN, neste período, destacou-se a atuação na extração mineral, notadamente aço, carvão e minério de ferro. Dentre os produtos feitos pela empresa estavam porcas, parafusos e peças em geral.
Em 2011, a GKN se destacou no mercado de peças, obtendo um lucro de mais de 5,5 milhões de libras em suas operações. No mundo todo, a empresa possui mais de 40 mil funcionários. A GKN integra o chamado “FTSE 100 Index”, lista das 100 maiores companhias da bolsa de Londres no que diz respeito a valores transacionados na bolsa.
GKN no Brasil
A GKN chegou ao Brasil no ano 2000, após adquirir 100% das ações da Albarus Transmissões Homocinéticas (ATH). Com esta e outras aquisições, a GKN passou a controlar nada menos do que 40% do mercado de juntas homocinéticas em todo o planeta, além de se tornar líder absoluta do setor na Amécia do Sul.
A empresa possui duas indústrias no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e Charqueadas. Nelas, são produzidos mais de 3,6 milhões eixos homocinéticos por ano. A GKN possui, também, um escritório em São Paulo, dedicado à venda de seus produtos. Em Hortolândia, no interior paulista, a empresa possui uma unidade de pulvimetalurgia – ramo da metalurgia que utiliza pó como matéria-prima para a construção de peças -, conhecida como GKN Sinter Metals. Lá são produzidos polias e cubos de transmissão. Em todas as cidades onde se estabeleceu, a GKN é conhecida por ser uma grande empregadora de mão-de-obra.
Investimentos
Recentemente, a GKN ampliou seus investimentos no Brasil, notadamente nas unidades do Rio Grande do Sul. Ao todo, cerca de R$160 milhões foram utilizados para aumentar a infraestrutura das fábricas, onde são produzidas juntas deslizantes e fixas para automóveis.
Na unidade de Porto Alegre, são desenvolvidas peças para todas as montadoras em atividade no Brasil. Cerca de 83% dos automóveis que circulam no país possuem semi-eixos da GKN.
A empresa atua em diversos segmentos ao redor do mundo. Se você quer conhecer mais sobre as atividades globais da GKN, acesse o site da empresa. Além da forte presença na América do Sul, a GKN também possui diversas fábricas na América do Norte, Europa, Ásia e sul da África.
Fotos
Confira Fotos sobre a GKN Brasil: