GHC Poa Porto Alegre

links patrocinados

GHC Poa Porto Alegre

GHC Poa Porto Alegre

Sobre o GHC Poa Porto Alegre

GHC, Grupo Hospitalar Conceição, é uma referência do SUS, Sistema Único de Saúde. Ele é formado por vários centros de saúdes, entre eles os hospitais Criança Conceição, Cristo Redentor, Conceição e Fêmina, além de ser composto por três centros de Atenção Psicossocial e por mais de 10 postos de saúde do Serviço de Saúde Comunitária.

O GHC é responsável por cerca de 30 % das internações pelo SUS

Os hospitais do Grupo Hospitalar Conceição, está voltado para o atendimento de diversos cuidados e atendimentos dos cidadãos. Os quatro hospitais do grupo são responsável por cerca de 30 % das totalidades das internações pelo SUS, Sistema Único de Saúde, da cidade e capital Porto Alegre.

O Grupo Hospitalar Conceição também é responsável por cerca de 15 % dos atendimentos ambulatoriais de Porto Alegre. Entre os programas e projetos do Grupo estão os de Banco de Leite, Linhas de Cuidado, Democracia e Igualdade e Inclusão.

Igualdade e Inclusão

A atuação do Grupo Hospitalar Conceição vai muito além do que simplesmente do que um simples atendimento hospitalar para a população. Ele busca na responsabilidade social o seu compromisso, e dentro disto, está o projeto Igualdade e Inclusão, que tem por finalidade o desenvolvimento de políticas públicas de afirmação como a inclusão social através de comissões, parcerias e programas com outras instituições governamentais, ou até mesmo com ramos da sociedade civil.

Democracia

O termo democracia é muito visado pelo Grupo Hospitalar Conceição. É através desta idéia que o grupo sustenta seus enfoques, tendo como instrumento a participação dos usuários do sistema do GHC e trabalhadores influenciando diretamente nas decisões e gestão através de instrumentos como o Conselho de Administração, Plano de Investimento e Conselho Gestor.

Banco de Leite

O Banco de Leite Humano é mais um dos projetos do Grupo Hospitalar Conceição. Este projeto em específico é considerado uma referência, principalmente para os que trabalham na área de saúde do Cone Sul. Esta unidade é responsável pela captação do leite materno de mães para ser consumido no próprio hospital. O número da ouvidoria do Grupo Hospitalar Conceição é o 0800 642 1300.

Equidade SUS

Equidade SUS

O Sistema Único de Saúde é um dos mais importantes serviços públicos oferecidos pelo governo brasileiro. Isso porque ele cuida da saúde da população, e tem o grande objetivo de oferecer a todos os cidadãos um atendimento completo e de qualidade.

Para conseguir atender ao maior número de pessoas possível, o SUS divide sua administração e suas responsabilidades entre o governo federal, estaduais e municipais. Cada uma dessas esferas é responsável por uma parte do trabalho, e identifica as necessidades da população, que são diferentes em cada região do país.

O repasse da verba do SUS é feita do governo federal para os estaduais e para os municipais, embora cada esfera de governo invista também recursos próprios na saúde. Um exemplo é a contratação de funcionários, que é responsabilidade municipal ou estadual, e o investimento em equipamentos para exames e procedimentos mais complexos, que é dever do governo federal de comprar.

Princípios do SUS

O SUS possui três princípios básicos que permeiam todas as suas atividades e guiam suas ações e decisões. O primeiro deles é a universalidade, o segundo é a integralidade e o terceiro a equidade. A universalidade diz que “a saúde é um direito de todos”, e que o Estado tem a obrigação de prover atenção à saúde.

Já a integralidade é um princípio que diz que a saúde inclui meios preventivos e curativos, ou seja, não se resume somente ao tratamento dos pacientes: a prevenção precisa ser considerada para que se tenha um cuidado integral com a saúde.

Equidade

A equidade, por sua vez, diz o seguinte: que todo mundo tem que ter igualdade de oportunidades de usar o sistema único de saúde, muito embora as necessidades de cada região do país sejam diferentes. É um princípio que nem todos os usuários tem consciência, e é um dos que mais precisa ser exigido do poder público.

Outros valores do SUS

O SUS também consiste em outros princípios que instruem seu funcionamento, como por exemplo a participação da comunidade. É muito importante que a comunidade participe identificando problemas, ajudando na prevenção de doenças comuns e endemias, como a dengue por exemplo, e que ainda se mantenha vacinado contra doenças contagiosas, como o sarampo, a rubéola e a catapora.

Pesquisar
Artigos Relacionados