Gengibre – benefícios para a saúde

Gengibre – benefícios para a saúde

Gengibre – benefícios para a saúde

Ele é uma das maravilhas das plantas medicinais, também muito utilizado na culinária para dar um sabor diferenciado para as comidas e também para as bebidas. Trata-se do gengibre uma erva muito famosa em várias regiões brasileiras que pode ser utilizado para muitas finalidades, inclusive para a medicina homeopática. Conheça quais são as propriedades e os benefícios trazidos para a saúde pelo gengibre.

Origem e história do gengibre

O nome científico do gengibre é Zinziber Officinalle, que também é denominado como Sonth- seco ou Ardrak- fresco na língua Sanscrita. Ele é considerado um medicamento universal pelo Ayurveda, pois possui muitos benefícios terapêuticos. O remédio está sendo muito utilizado na China em sua medicina e também na India na ayurveda.
A origem do gengibre é asiática, mas ele também se tornou muito famoso em toda a Europa, continente em que chegou na época das Cruzadas. Depois de cem anos somente é chegou ao Brasil, quando era chamado de magarataia e magaratiá pelos indíos. Atualmente no Brasil os locais de maior cultivo do gengibre são Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

Propriedades do gengibre

Benefícios e propriedades do gengibre

O gengibre apresenta vários benefícios para a saúde, entre eles a sua atuação na digestão, pois é um estimulante das enzimas que esvazia o estômago. O gengibre pode ter sua utilização também para tratar vômitos e náuseas e muito eficiente contra o enjoo causado pela quimioterapia. De acordo com as descobertas da medicina o gengibre é também muito eficiente na redução das plaquetas e contra o aumento do colesterol.
O gengibre também atua com anti-inflamatório e antirreumático, para utiliza-lo internamente ou externamente. Quando utilizado o óleo, pasta ou suco de gengibre tem efeitos sobre inflamações, dores e cefaleia. Para artrose, reumatismo, lombalgia, contratura muscular, massageando nos locais onde estão as dores é possível sentir a dor aliviar, pois ele tem efeito anestésico.
O gengibre também atua como antiviral podendo ser recomendando para complicações respiratórias. Ele possui efeito de amornar, por isso pode ser usado contra rouquidão, resfriados e gripes, secreção, tosse e inflamação da garganta.

Gengibre na culinária

Gengibre na culinária

O gengibre também é utilizado para a culinária, na linha dos condimentos, pois é saboroso sendo picante e muito utilizado na culinária vegetariana
O gengibre também apresenta outras propriedades, como antiulceroso, hematoprotetor- pois oferece proteção ao fígado, antipirético- redutor da febre, cardiovascular- diminunido os triglicerídeos e o colesterol, antioxidante- eliminando os radicais livres, antiemético- diminuído a náusea, imunomoludador contribuindo com a imunidade do organismo.
No entanto é importante destacar que o gengibre não deve ser usado durante a gravidez pois ele pode ser um indutor da contração uterina. Portanto as gestantes não devem ingerir gengibre em nenhuma quantidade, mesmo na culinária, não é recomendável.
São muitas as propriedades que trazem benefícios por isso essa raiz é considerada tão importante para a medicina oriental, indiana e também no Brasil. O gengibre pode ser encontrado nas casas de produtos naturais, de ervas medicinais e pode ser utilizado também na seção de condimentos em alguns supermercados.

Chá com gengibre Benefícios do gengibre

GD Star Rating
loading...
Gengibre – benefícios para a saúde, Nota: 5.0 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados