Gengibre: benefícios para a saúde e como utilizar

Gengibre: benefícios para a saúde e como utilizar

Se você é como tantas pessoas que acham que o gengibre só serve para o quentão da festa junina ou para alguns pratos da culinária japonesa, vai mudar de idéia quando conhecer os benefícios para a saúde.

O que é o gengibre?

Gengibre: benefícios para a saúde e como utilizar Gengibre: benefícios para a saúde e como utilizar  - saiba mais

Gengibre é um tubérculo, que há milhares de anos vem sendo utilizado na medicina chinesa, é nativo da Ásia, contém uma substância chamada gingerol que é antiinflamatória e antioxidante e também é o responsável pelo sabor picante do gengibre. Sabe aquele chá que nossas avós usavam para curar gripes, resfriados, inflamação de garganta? Elas estavam certas, pois ele é anticéptico e antiinflamatório e combate as doenças respiratórias.

Gengibre: benefícios para a saúde

Usos do gengibre

Mas o seu uso vai além, pode ser usado para desintoxicar o organismo, para combater dor de cabeça, para as dores de estômago, para o tratamento contra náuseas e vômitos, reumatismos, para doenças do sistema nervoso e até para te dar uma forcinha quando a intenção for perder aqueles quilos a mais.

Gengibre

Como usar

Você encontra o gengibre em pó, o que é muito prático para usar como tempero para legumes, mas não substitui o fresco que com certeza é a melhor opção, quando for comprar o gengibre certifique-se que esta com a pele lisinha, assim ele não vai estar fibroso, uma boa dica para armazená-los é em um saquinho de papel (aqueles de pão) na parte de baixo da geladeira, assim ele permanecerá fresco por mais tempo.

Gengibre: como utilizar

Dicas sobre gengibre

Para você que quer emagrecer o gengibre é termogênico, ele acelera nosso metabolismo, por aumentar a temperatura do nosso corpo ele queima as calorias. Então aposte em um chá de gengibre e suco de limão, por ter propriedades digestivas e antioxidantes é uma combinação potente de diurético natural. O limão deve ser usado com a casca para aproveitar as fibras do mesmo. Consumido ao longo do dia vão dar a sensação de saciedade, ajudando a controlar aquela vontade de cair de boca em um pedaço de bolo de chocolate.

Para o chá utilize meio litro de água quente, duas colheres de sopa de gengibre ralada (ou em pedaços pequenos) e meio limão com casca, aqueça a água, coloque o gengibre, espere uns cinco minutos, não deixe ferver muito, pois em alta temperatura ele perde as propriedades, daí é só colocar no liquidificador com a fatia de limão e gelo se preferir e bata tudo, coe e beba em seguida, pois a casca do limão poderá deixar um gosto amargo. Se a intenção for beber ao longo do dia substitua o limão por hortelã e tome trinta minutos antes das refeições.

Ele também é um ótimo aliado para auxiliar contra a depressão, pois ativa a circulação dando animo e alegria.

Agora que você conhece um pouco mais sobre essa planta maravilhosa, mas que as vezes fica esquecida em nossas fruteiras, pois só a utilizávamos para o quentão. Use a sua criatividade eu ela ralada nas saladas verdes vai acrescentar um sabor diferente, para temperar o frango, e até nas saladas de fruta.

GD Star Rating
loading...
Gengibre: benefícios para a saúde e como utilizar, Nota: 4.0 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados