GCM São Paulo

GCM São Paulo

GCM São Paulo

Sobre a GCM São Paulo

A Guarda Civil Metropolitana, foi criada em 1986, pelo então Prefeito de São Paulo, Jânio Quadros. A missão da guarda civil é proteger bens, serviços e instalações municipais. Sendo assim, a Guarda Civil Metropolitana atua em toda a capital do estado de São Paulo.

A Guarda Civil Metropolitana, era antes de nível estadual. Ela surgiu da preocupação em criar uma outra força policial, independente da Força Pública que existia como exército regional atuando em sucessivos movimentos revolucionários. Ela era a auxiliar da Força Pública, mas devido a grande influência política direta, em 1964 acabou se juntando a Força Pública, formando então, a Polícia Militar de São Paulo.

A necessidade de uma força policial exclusiva para a cidade de São Paulo é que levou a criação da GCM. A primeira turma foi composta de 150 guardas que trabalhavam em grupos de cinco homens com armas emprestadas do Exército Brasileiro.

Atualmente, a GCM se faz presente em todas as regiões da cidade e tem como principais atividades, os seguintes programas: Proteção Escolar, Recuperação e Controle de Espaços de uso Público, Proteção Ambiental, Proteção aos Agentes Públicos e Patrimônio Público e Proteção às pessoas em situação de risco.

Possui também operações e programas através do Gabinete de Gestão Integrada – Gabinete de Segurança em conjunto a outros órgãos e entidades dos Poderes Executivo Municipal, Estadual e da União, que atuam e contribuem na área da Segurança Pública e Urbana. São 36 inspetorias Regionais e cinco comandos operacionais, num total de aproximadamente 6800 servidores efetivos.

Formação dos guardas municipais

Cabe ao Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU) a formação e capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da GCM. São aulas em conformidade com as diretrizes da Matriz Curricular Nacional para a Formação em Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

O curso de formação é de 835 horas/aula norteado pelos princípios dos Direitos Humanos, das garantias individuais e coletivas e da participação social, voltado à proteção e à segurança cidadã.

A Guarda Civil Metropolitana se subordina à Secretaria de Segurança Urbana que tem como atribuições básicas, estabelecer as políticas, as diretrizes e os programas de Segurança Urbana no Município de São Paulo, coordenando e gerenciando a integração com as políticas sociais que direta ou indiretamente interfiram nos assuntos de Segurança Urbana.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados