Funções na produção de cinema

links patrocinados

Funções na produção de cinema

Todo mundo já assistiu um filme em sua vida, sendo que alguns são até viciados nessa arte. Mas você sabe como funciona a divisão de tarefas para que um filme fique pronto? Confira quais são as funções na produção de cinema.

A função do roterista

Funções na produção de cinema Conheça as funções na produção de cinema

Roteirista: o primeiro trabalho a ser reconhecido dentro das funções na produção de cinema é o do roteirista, já que sem ele não existiria filme nenhum. Sua principal atividade é a de justamente escrever a história da obra, descrevendo o cenário, personagens e falas que devem ocorrer para o desenvolvimento do filme. A história pode ser tanto original, como baseada em fatos reais ou adaptada de algum livro, por exemplo.

Confira as Funções na produção de cinema

Funções na produção de cinema: atores e continuista

Atriz/Ator: geralmente escolhidos por meio de testes, são as atrizes e atores que fazem a “cara” de um filme, precisando os mesmos estarem de acordo com o personagem. Sendo outra das funções na produção de cinema, é a mais evidente para quem está assistindo.

Continuista: sabe aqueles detalhes que você não percebe, mas quando estão errados chama mais a atenção do que toda a cena? Existe alguém por de trás disso. Entre as funções na produção de cinema, o continuísta precisa garantir que, se uma mulher sai de casa com um colar de pérolas, o mesmo colar deve aparecer na cena seguinte, mesmo que a gravação seja feita em semanas depois.

As funções na produção de cinema

Diretor de Arte e Cameraman

Diretor de Arte: é essa a pessoa que define quais serão os melhores objetos e figurinos para compor cenário e vestir os personagens. Na lista das mais famosas funções na produção de cinema, o Diretor de Arte fica responsável também pela coordenação das pessoas que cuidam dos camarins e maquiagem, por exemplo. Cuida basicamente da parte estética do filme.

Cameraman: o Cameraman é quem opera a câmera dentro do set de filmagem, se tratando muito mais do que aparenta. Entre as funções na produção de cinema, é ele que vai ser o responsável por cumprir as coordenadas do diretor em relação aos ângulos, movimentos e posicionamento geral da câmera, já que a imagem é a parte que se relaciona diretamente com o espectador.

Funções na produção de cinema - saiba mais

Funções na produção de cinema: o produtor e o diretor

Produtor: junto ao diretor, que é explicado mais abaixo, o produtor exerce uma atividade essencial na parte de produção. Entre as funções na produção de cinema, é ele que vai administrar o dinheiro e ver o que é possível fazer na parte do cenário, equipe e set de filmagem, sendo o braço direito do diretor, dizendo o que há a possibilidade ou não de ser feito de acordo com a verba.

Diretor: quem coordena todas as outras funções na produção de cinema e é dito como o grande responsável pelo sucesso ou fracasso de um filme é o Diretor Executivo. Ele dá a maior parte das decisões finais, podendo interferir no roteiro, cenário, atuação e tudo mais que achar necessário para um melhor andamento da história. É também esse profissional que decide qual o melhor ângulo da câmera e a fotografia da cena.

Pesquisar
Artigos Relacionados