Formatação ABNT

Formatação abnt

Formatação ABNT

No ensino superior a produção acadêmica se dá também em forma de textos, os quais seguem uma norma padronizada, para facilitar a leitura e fazer parte de uma linguagem forma acadêmica. Para tanto se usa a formatação indicada pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas, também chamada de ABNT.

Trabalhos científicos

Ao produzir um trabalho voltado para o meio científico, como um artigo, um resumo expendido, uma monografia, uma tese ou uma dissertação, por exemplo, será sempre usada a formatação ABNT no Brasil. Jamais serão aceitos textos feitos em outro tipo de molde quando se trata de um trabalho científico escrito. Todos os conceitos e idéias devem estar formatados conforme as regras da ABNT. Veja neste artigo quais são os itens da base de formatação da ABNT e saiba como usá-los.

Formatação ABNT: itens básicos

Normas ABNT

A formatação ABNT é uma extensa lista de itens com diversas regras voltadas para situações específicas dentro do texto. Por hora, falaremos sobre os itens mais básicos da formatação ABNT, isto é, os itens indispensáveis e mais utilizados em qualquer que seja o texto científico. O texto deve ser escrito em página de formato A4, a letra na cor preta, fonte Arial ou fonte Times New Roman, tamanho 12 no transcorrer do texto e tamanho 10 quando houver citação longa (a citação é considerada longa quando ultrapassa três linhas de texto), nota no rodapé, paginação e legendas. O espaçamento do texto é um dos itens básicos mais importantes. Nessa formatação ABNT todo o texto científico deve ter espaçamento de 1,5 no transcorrer do texto, quando há citação longa o espaçamento é normal. A correta indicação sobre a referência bibliográfica também é um item basco dessa norma, veja no tópico seguinte.

Referências Bibliográficas na formatação ABNT

ABNT ISO 9001

A referência bibliográfica deve ser indicada corretamente conforme formatação ABNT, sempre no final do texto. Deve se criar um novo tópico, pois esse serve como sumário, e indicar então quais os autores e veículos foram usados para embasar a produção textual científica. Quando a citação for de um autor de um livro, por exemplo, deverá ser escrito em caixa alta o sobrenome do autor, seu nome em letra minúscula. Em seguida o título da obra(em negrito ou em itálico) e subtítulo (quando houver), número da edição (quando houver), cidade em que a obra foi publicada, nome da editora e ano da publicação. Para cada caso de veículo a referência bibliográfica da formatação ABNT pode diferir um pouco, mas forma inicial de citar o nome do autor é quase unânime em todas.

Citações

ABNT 2013

Há dois tipos de citações essenciais em trabalhos acadêmicos e que devem estar na formatação indicada pela ABNT. A citação longa, como já vimos, precisa ser em fonte tamanho 10, o espaçamento é simples e não leva aspas. É importante atentar para a margem esquerda, que deve recuar quatro centímetros para dentro do texto.

Quando a citação tem menos que três linhas, continua acompanhando o corpo normal do texto, com espaçamento 1,5 e leva aspas. No final deve se indicar entre parênteses o sobrenome do autor em letras maiúscula, ano de publicação e número da página.

Formato ABNT ABNT Formatacao

GD Star Rating
loading...
Formatação ABNT, Nota: 3.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados