Fontes de Energia

links patrocinados

Fontes de Energia

Fontes de Energia

Sobre as Fontes de Energia

A cada dia que passa, novas maneiras de se conseguir energia são inventadas e aprimoradas pelo homem. Algumas fontes de energia são poluentes e não renováveis, outras são perigosas, já outras são totalmente renováveis e não poluentes.

A energia elétrica é a forma de energia mais utilizada no mundo, em alguns lugares a energia produzida pela queima de combustíveis fósseis (petróleo) foi totalmente adaptada para fontes alternativas.

Algumas Fontes de Energia

Usinas Hidroelétrica: A força das águas (energia potencial) é transformada em energia elétrica movendo as turbinas da usina. O impacto no ambiente é causado pelo alagamento da planície do rio;

Usina Termelétrica: Através da queima de carvão mineral ou petróleo a água aquecida move a turbina da usina produzindo energia elétrica. Esse tipo de usina é altamente poluente, emite grandes quantidades de monóxido de carbono no ar;

Usina Nuclear: Os minerais radioativos (geralmente é utilizado o Urânio-U235) são utilizados para aquecimento da água, através da fissão nuclear. A água move as turbinas e produz energia, este ultimo processo é parecido com o que acontece nas usinas termelétricas. Além do perigo de vazamento de radioatividade a usina nuclear produz lixo atômico, o qual deve ser estocado em locais totalmente isolados e protegidos;

Energia solar: Placas captam a energia solar (irradiação) e a transformam em energia elétrica. Em muitos lugares a energia solar é utilizada para aquecimento de água, a qual é aquecida durante o dia e acondicionada em um reservatório, o que reduz significativamente o consumo de energia elétrica, já que onde mais se gasta energia é justamente no banho;

Energia Eólica: Grandes torres com hélices captam o vento que faz girar uma turbina produzindo energia elétrica. O funcionamento é o mesmo de um moinho e não há nenhum impacto ou poluição nesta forma de obtenção de energia;

Energia Gravitacional: O movimento constante das marés (movimento das águas oceânicas) é utilizados para mover turbinas e produzir energia. Seu custo elevado impede da aplicação desta técnica em larga escala.

CPFL Energia

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) foi inserida no estádio de São Paul em 1912, quando iniciou com a fusão das empresas que era responsáveis pela distribuição de energia na época. Desde então, ela se consolidou como uma das melhores prestadoras do serviço no Brasil.

Atualmente, CPFL é formada por 36 empresas que estão atentas as necessidades de oferecerem um serviço de qualidade a cerca de 18 milhões de pessoas que residem no estado. Ela possui algumas unidades responsáveis pela distribuição e gerencia de energia, que é a CPFL Paulista, CPFL Paratinga, CPFL Santa Cruz, CPFL Mococa, CPFL Lesta Paulista, CPFL Jaguari e CPFL Sul Paulista.

Além de estar atenta em oferece o serviço aos residentes do estado, a CPFL Emergia ainda está atenta a algumas necessidades básicas, como é ética dentro da empresa, a inovação tecnológica, e eficiência de seus serviços e também a sustentabilidade.

Distribuição CPFL Energia

Como o estado de São Paulo é um dos mais importantes do Brasil, a CPFL Energia realiza a distribuição a partir de algumas unidades responsáveis por certas regiões do estado. Ao todo, 568 municipais são atendidos pela Companhia Paulista, Companhia de Piratininga, Companhia Santa Cruz, Rio Grande Energia, Companhia Jaguari, Companhia Mococa, Companhia Leste Paulista e Companhia Sul Paulista.

Sustentabilidade

A Sustentabilidade é um dos tópicos mais debatidos nos últimos anos. A CPFL está atenta as necessidades de seus consumidores e também a situação do maio ambiente. Para garantir um compromisso junto ao meio ambiente, ela estabeleceu um pacto de proteção que busca minimizar os efeitos na sociedade.

Para isso, a CPFL Energia elaborou alguns programas direcionados tanto aos consumidores como ao publico interno. Para isso, desenvolveu um site especial aonde é possível conhecer todas as atividades que estão sendo desenvolvidas e também noticias relacionadas ao assunto.

Conheça a CPFL Energia

No site da CPFL Energia é possível conhecer um pouco mais afundo a historia da empresa e também todas as atividades que ela realiza e quais são as suas prioridade. A pagina eletrônica ainda possui um portal de noticias aonde estão vinculadas as ultimas informações relacionadas e também links com vídeos institucionais e fotos sobre as unidades de distribuição.

GD Star Rating
loading...
Fontes de Energia, Nota: 2.6 de 5 com 10 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados