FIFA 2010

links patrocinados

FIFA 2010

FIFA 2010

Fundada há mais de 100 anos, a Federação Internacional de Futebol, mais conhecida como Fifa é responsável pelo comando e pela regularização do futebol e é formada por seis confederações continentais: a Conmebol, Concacaf, Uefa, AFC, Caf e OFC.

A Federação também é responsável pela organização do evento mais importante do mundo, A Copa do Mundo, que em 2014 será realizada no Brasil.

A Copa do Mundo

Em sua vigésima edição, e pela segunda vez, a Copa do Mundo, evento mais importante do futebol, que acontecerá em 2014 terá como anfitrião o Brasil.

Para a Confederação Sul Americana de Futebol, a CONMEBOL, era unanimidade que o país se candidatasse para sediar o evento, desde o ano de 2003, mas foi somente em 2007 que a FIFA decidiu pela ratificação do evento no país.

Federacao Internacional de Futebol

Mas, para sediar o evento mais importante do futebol, os estádios brasileiros precisam estar de acordo com os padrões FIFA, ou seja, além de gastar com a construção de novos estádios, é preciso também uma reforma e todo um aparato de segurança para que o país esteja pronto e apto para sediar o evento, o que inclui entre muitas outras coisas, reformas em muitos aeroportos, a construção do trem de alta velocidade, etc. Um gasto estimado em quase R$ 30 bilhões.

Os estádios precisam ter pelo menos 40.000 lugares numerados e cadeiras individuais. Já o estádio que sediará o início do evento deve ter pelo menos 60.000 lugares e o de encerramento 80.000. Todos com no mínimo 30 centímetros de altura.

Além disso é preciso que o estádio tenha banheiros em números suficientes, bem como corredores largos e lugares definidos e bem equipados para abrigar a imprensa.

Eliminatórias

O que significa Fifa

Ao todo, são trinta e duas seleções que irão participar do evento. Mas atenção, o Brasil não precisará disputa-la, apenas pelo fato de ser o país anfitrião do evento.

Estádios da Copa 2014

Dezessete cidades participaram de uma disputa para se tornarem cidades sedes das partidas, mas apenas doze foram escolhidas: São elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Cuiabá, Manaus, Salvador, Belo Horizonte, Natal, Brasília e Curitiba.

Entre os critérios utilizados estão os projetos que foram entregues por cada cidade, que incluíam a infraestrutura desde aspectos como a rede hoteleira, sistema de transporte urbano, facilidade de locomoção, aeroportos, opções de lazer, e o mais importante de todos, a segurança.

Estadios da Copa

Brasília e São Paulo disputaram acirradamente para serem os estádios sedes das partidas de abertura do evento, mas recentemente a FIFA anunciou que o Itaquerão, também conhecido como Arena, em São Paulo, será o palco deste grande espetáculo. Mas, ele ainda não está pronto.

A cidade deve receber a visita de mais de 200 dirigentes, vindos de todo o mundo, o que com certeza irá gerar muito dinheiro para a cidade.

Os estádios tinham um prazo máximo que ia de 31 de janeiro de 2010 até 31 de dezembro de 2012 para ficarem prontos, até mesmo para receber a Copa das Confederações. Mas, não foi o que aconteceu. Apenas seis deles estão prontos e estão sediando a competição que é uma espécie de treino para a Copa do Mundo.

Eliminatorias Times de Futebol

Pesquisar