Fies Financiamento Estudantil: como funciona

links patrocinados

Fies Financiamento Estudantil como funciona

Fies Financiamento Estudantil: como funciona

O governo federal vem a cada ano visando o bom aproveitamento dos estudantes e a sua continuidade no ensino superior por meio do Programa de Financiamento Estudantil, bastante conhecido como FIES.

Esse programa tem como objetivo colaborar com a formação de seus participantes e que estes tenham bom aproveitamento de sua vida acadêmica, o programa beneficia principalmente aqueles estudantes que não tem condições de arcar com todos os gastos necessários para se manter estudando em um curso de nível superior nas universidades particulares.

Como surgiu o FIES

Este programa surgiu da necessidade que o governo viu em os estudantes manterem-se cursando uma graduação, principalmente aqueles em que a família possui baixa renda e poucas condições de arcar com um curso de nível superior, sendo que os estudantes por meio do programa conseguem um crédito a ser usado na mensalidade e nos eventuais gastos que são necessários.

O programa teve início em 1999, mas anteriormente o Programa de Crédito Educativo já realizava este serviço apresentado pelo FIES.

FIES- Programa de Financiamento Estudantil

Quem pode participar do Programa de Financiamento Estudantil?

Todos os estudantes que não possuem condições para arcar com as despesas de seu curso de graduação podem dar entrada ao processo para solicitar este crédito, incluindo os alunos que foram beneficiados com 50% de desconto ofertados pelo PROUNI, este descontos para os bolsistas foi aplicado apenas em 2005 e atualmente está vigente. Os valores e porcentagens são distintas de acordo com a bolsa que o estudante possui, e se ele possui bolsa, alguns cursos são considerados pelo FIES são prioritários e têm vantagens na concessão de bolsa de estudos. Caso aja pouca procura pelos créditos do FIES os estudantes de cursos técnicos e mestrado também podem requerer sua participação no programa de crédito.

Quais Universidades aceitam alunos com o FIES?

De acordo com o site do programa as Universidades podem ser inscritas no FIES desde que tenham nota igual ou maior a 3 no Sistema Nacional de Avaliação no Ensino Superior. O pagamento do crédito estudantil é feito diretamente para a Instituição de Ensino e o restante é feito pelo aluno diretamente no local em que estuda. Esta avaliação é feita pelo MEC e a Universidade deve ter essa nota mínima para se tornar elegível ao recebimento do benefício e ofertar aos estudantes a vida acadêmica financiada pelo governo.

FIES

Faça a simulação do FIES no curso que deseja

Os alunos poderão solicitar a sua inserção no programa desde que já cursem ensino superior em uma universidade particular que tenha um conceito bom perante a avaliação feita pelo MEC. Para fazer a simulação do programa FIES você deve acessar o site do benefício na aba ESTUDANTE e lá encontrará diversos serviços que podem ser realizados pela internet. A última opção do lado esquerdo da tela é o simulador do FIES e para fazer esta consulta o estudante deve preencher alguns campos referentes ao curso de graduação que deseja fazer mediante a concessão do benefício. Neste site você poderá obter todas as informações legislativas e regulamentares do programa, além de dicas e algumas respostas de dúvidas que eventualmente irão surgir.

Estudante- FIES Programa de Financiamento Estudantil

Fies Financiamento Estudantil como funciona

Confira um video com informações sobre o FIES:

Pesquisar
Artigos Relacionados