FIES 2011 Inscrições

links patrocinados

FIES 2011 Inscrições

FIES 2011 Inscrições

Sobre o FIES 2011 Inscrições

Entrar em uma universidade é o sonho de praticamente todo jovem que termina o estudo no ensino médio. No entanto, às vezes é muito difícil conseguir uma vaga em uma universidade pública, sendo que os estudantes acabam se matriculando nas universidades particulares.

Pensando nisso, o Governo do Brasil criou o sistema Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o FIES, que é um programa que faz parte do Ministério da Educação, destinado especificamente aos estudantes que desejam financiar a graduação na educação superior.

Vale ressaltar, porém, que somente aqueles que tiveram avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação que poderão fazer a solicitação do financiamento do ensino superior.

A partir do ano de 2010, no entanto, o sistema FIES passou a funcionar em um novo formato. Agora, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação passa a ser o novo Agente Operador do Programa, sendo que os juros caíram para 3,4% ao ano. Mais do que isso, o financiamento poderá ser solicitado a qualquer época do ano.

Para fazer a inscrição para o FIES 2011, o estudante deverá solicitar o financiamento através do site do Sistema Informatizado do FIES. No primeiro acesso, o aluno deverá preencher as informações necessárias e cadastrar um e-mail e senha. Depois de validar as informações do e-mail, o estudante deverá ficar atento às mudanças no site. Após a inscrição, o requerente deverá validar as informações juntamente à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento de sua universidade.

Depois disso tudo, o aluno deverá ir até a instituição bancária desejada para contratar o financiamento do ensino. Aproveite esta oportunidade!

Inscrição FIES

Inscrição FIES

Sobre a Inscrição FIES

O Programa de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do governo federal para ampliar o acesso ao ensino superior. O projeto tem o objetivo de financiar a graduação de estudantes carentes matriculados em faculdades particulares. Nesse ano, as inscrições para obter o benefício vão até o dia 30 de abril.

Como fazer a inscrição do FIES

Para fazer a inscrição no FIES, o aluno deve verificar se a sua instituição de ensino consta na lista das faculdades cadastradas no FIES. O programa também exige que o curso a ser financiado tenha tido conceito positivo – superior a 3 – na última avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Após isso, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site da Caixa Econômica Federal, imprimir em duas vias e entregar na secretaria da sua instituição de ensino.

Se aprovado, o estudante recebe o benefício até o final da graduação. Tem prioridade para receber apoio do FIES alunos ligados ao PROUNI ou que já recebem algum outro tipo de bolsa parcial. Cursos de licenciatura ou que possuem valor maior a ser pago para estudo, como Medicina, também têm preferência.

Pagamento do FIES

Ao terminar a graduação, o estudante só precisa começar a pagar o valor financiado após seis meses. O governo considera que, nesse período, o graduado ainda está em período de inserção no mercado de trabalho. Após esse momento, o aluno paga por um ano ao FIES a mesma quantia que dava à instituição de ensino. Depois disso, o valor que ainda sobra do empréstimo é redistribuído e começa a ser pago em parcelas mensais.

O programa existe desde 1999, quando passou a substituir o antigo “Crédito Educativo”. Mais informações sobre a inscrição fies podem ser encontradas no site do programa.

FIES 2013

FIES 2013

Criado em 1999, o Programa de Financiamento Estudantil – FIES veio para substituir o antigo Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC. O programa destinou recursos de cerca de R$ 6 bilhões, tanto para contratações quanto para as renovações semestrais de financiamento.

Ao todo, 560 mil estudantes já foram beneficiados pelo programa. O FIES ajuda o Brasil a crescer, pois injeta no mercado todos os anos novos profissionais com Ensino Superior e até com pós-graduações nas mais diversas áreas.

O que é o FIES

O FIES se destina principalmente ao financiamento de cursos de graduação no Ensino Superior para estudantes que não tem condições de pagar sua formação. Para ter direito, o estudante tem que estar matriculado de forma regular em uma instituição pública de ensino médio, ter avaliações positivas nos processos conduzidos pelo MEC (entre eles o ENEM) e ter cadastro no Programa.

Além do financiamento de cursos de graduação, que é prioridade, se houver recursos disponíveis o programa pode até financiar cursos de mestrado e doutorado, e também cursos técnicos de Ensino Médio.

Desde o ano de 2005, o FIES concede também financiamento para os bolsistas parciais, ou seja, beneficiados com bolsa de 50%, do ProUni (Programa Universidade Para Todos). Ao todo, mais de 9,2 mil contratações já foram feitas para este público.

Inscrições

Todo o processo de inscrição, seleção, divulgação dos resultados, entrevistas e adesão das instituições de ensino, é feito pela internet. Esse procedimento veio para facilitar a vida dos estudantes, fazendo com que eles não precisem se deslocar para se inscrever.

FIES 2013

Ainda é cedo para dizer quando começam as inscrições para o processo de seleção do FIES 2013, mas os interessados devem ficar de olho no site do Ministério da Educação (MEC) a partir do ano que vem. Lá também tem todas as informações e detalhes sobre o programa. Confira!

Pesquisar
Artigos Relacionados