Fibromialgia Sintomas

links patrocinados

Fibromialgia Sintomas

Fibromialgia Sintomas

Dores por todo o corpo, sensação de cansaço extremo, estresse constante: a fibromialgia pode aparecer na vida da pessoa sem motivo aparente e pode causar problemas mais sérios.

O que é a fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que causa dor muscular, generalizada e crônica, e é considerada uma síndrome, pois possui outros fatores clínicos. A fibromialgia é uma forma de reumatismo, pois a envolver músculos, tendões e ligamentos.

Remedios para Fibromialgia

As crises com dores mais intensas podem prejudicar a qualidade de vida do paciente e seu desempenho profissional – o maior problema neste caso é ser levado a sério, pois muitas pessoas não acreditam que o indivíduo que possua fibromialgia tenha de fato alguma doença além de “cansaço”. Longos períodos de dores e cansaço podem levar a problemas psicológicos, como depressão, em alguns casos. A incompreensão também pode agravar o quadro.

A fibromialgia é uma doença difícil de ser detectada, pois os sintomas não são tão aparentes e podem ser os mesmos de outras doenças. No entanto, se você possui dores musculares intensas decorrentes do mal uso de travesseiros, incomodo quanto sua postura ou torcicolo, dores estas que não desaparecem sozinhas, pode ser o indicativo de fibromialgia e um médico deve ser consultado.

O que e Fibromialgia

A fibromialgia pode ocorrer em pessoas de todas as idades. No entanto, afeta cerca 2% a 4% da população adulta, sendo as mulheres as mais atingidas – são 5 a 9 vezes mais comprometidas que os homens. A faixa etária em que predomina os sintomas varia entre os 20 e os 50 anos. Pessoas com mais de 50 anos e crianças também podem apresentar a doença.

Sintomas da fibromialgia

É importante entender que a fibromialgia é uma doença idiopática (sem causa conhecida). Há muitos sintomas que podem indicar a fibromialgia, além das dores musculares generalizadas: distúrbios do sono, fadiga, parentesias (formigamentos em locais específicos), dores de cabeça, rigidez matinal, problemas de concentração e falta de memória, etc.

Sintomas da Fibromialgia

As dores são espalhadas por diversos pontos do corpo, em alguns pontos mais que outros podem doer mais; a dor pode durar, dias, semanas, meses ou mesmo ser permanentes. As dores variam de intensidade: podem ser leves ou mesmo insuportáveis quando a pessoa é tocada.

O diagnóstico da fibromialgia é baseado em um padrão de dor, em pontos específico, constantes por mais de três meses.

Tratamento para fibromialgia

Infelizmente não existe uma cura para a fibromialgia. Isotônicos, analgésicos, anti-inflamatórios, vitaminas são comumente usados no seu tratamento. Muitas vezes são indicados medicamentos para os distúrbios do sono (como o zolpidem), antidepressivos tricíclicos, relaxantes musculares e antispásticos. A fisioterapia e alguns esportes podem ajudar na diminuição da dor – hidroginástica, por exemplo, é ideal, pois tem pouco impacto nas articulações. Pilates, yoga e RPG – Reeducação de Postura Global também vêm proporcionando ótimos resultados na condição da pessoa portadora de fibromialgia.

Em alguns casos, a psicoterapia também é aplicada para ajudar a combater o estresse, os distúrbios da ansiedade e os distúrbios do humor. O importante é que o paciente tenha um atendimento multidisciplinar ao seu dispor e verifique quais alternativas são melhores ao seu caso.

Diagnostico da Fibromialgia Fibromialgia dor muscular

Pesquisar
Artigos Relacionados