Fibras Alimentares

Fibras Alimentares

Fibras Alimentares

Sobre as Fibras Alimentares

Todos os dias nós escutamos que temos que comer fibras alimentares. Mas o que elas são? Para que servem? Quais são os benefícios? Confira neste artigo.

As fibras alimentares são substâncias importantes para o organismo humano. Dentre os benefícios que trazem, elas podem melhorar a qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida. Mas o que efetivamente elas trazem é uma melhora no aparelho intestinal, tanto no funcionamento quanto na prevenção de doenças. Inclusive há estudos que confirmam que uma dieta alimentar rica em fibras e pobre em gorduras pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, doenças do coração e diabetes do adulto.

Outras vantagens de se ter bastante fibra na dieta é que ela ajuda na manutenção do peso, porque exigem maior tempo de mastigação e, portanto, a sensação de saciedade vem antes, o que causa a menor ingestão de alimentos.

Onde encontrar Fibras Alimentares

As fibras alimentares são encontradas somente nas plantas. Elas fazem parte de grãos, vegetais e frutas que não são digeridas pelo nosso organismo. As principais fontes de fibras são leguminosas (como feijão, grão de bico, ervilha, soja, etc), sementes, cereais, frutas, legumes, grãos integrais, nozes e verduras.

O problema é que, como o nosso aparelho digestivo é destinado para uma animal carnívoro, as fibras acabam passando quase que intactas por ele, sendo eliminadas.

Mas as fibras alimentares são necessárias para auxiliar todas as outras substâncias alimentares a moverem-se pelo sistema digestivo de maneira adequada.

Portanto, as fibras alimentares encontram-se principalmente nas paredes das células dos vegetais e podem ser divididas em solúveis ou insolúveis.

Fibras Alimentares Solúveis

São as fibras que podem se dissolver na água. As principais ações do organismo são auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol do sangue e regular a absorção intestinal dos açúcares dos alimentos.

Elas também exercem um importante papel no esvaziamento gástrico, porque permanecem mais tempo no estômago e dão maior sensação de saciedade. As fibras alimentares também exercem um efeito na velocidade de trânsito pelo intestino delgado e ajuda na prevenção da disenteria.

Fibras Alimentares insolúveis

As fibras alimentares insolúveis são as que não se dissolvem na água. Elas aumentam a massa fecal, agindo sobre a mobilidade e o tônus da musculatura do cólon, ou seja, do intestino grosso. Estas fibras regulam o tempo de permanência e trânsito das fezes no organismo, prevenindo, assim, o câncer de cólon, a aparição de hemorroidas, doença diverticular, enfermidades cardiovasculares, obesidade, etc.

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