Fiat Palio Weekend

links patrocinados

Fiat Palio Weekend

Fiat Palio Weekend

O Weekend é um modelo expandido e adaptado de um dos carros mais vendidos pela Fiat, o Palio – um modelo popular, que seguiu os mesmos passos do Fiat Uno e tem como principal comprador a família de pequeno e médio porte.

Lançado em 1997, o Palio Weekend veio para substituir o modelo Fiat Elba, que era a extensão do Uno e parou de ser produzido em 1996. O Weekend aproveitou o sucesso do Palio e foi um sucesso de vendas, tendo até o momento quatro gerações diferentes e sendo produzido até hoje.

Na época do lançamento, no meio da década de noventa, o Weekend foi uma grande novidade no setor de station wagons (por aqui chamadas de peruas), com suas versões 1.5 e 1.6, desbancando a líder do mesmo modelo, a Volkswagen Parati (perua derivada do Gol, carro mais vendido no Brasil, e que foi produzida de 1986 até 2011 e era referência no mercado). Um dos principais destaques foi o baixo consumo de combustível para o seu porte, além de um design espaçoso, bagageiro grande e ótima performance tanto na estrada quanto no asfalto.

Quarta geração

Essa versão se inicia em 2008, com o Weekend tentando recuperar o tempo perdido e o fôlego de vendas através de um design repaginado. Com o lançamento de veículos como o Volkswagen Space Fox, o Chevrolet Corsa Wagon e o Renault Mégane Grand Tour, o Fiat Palio acabou ficando um pouco para trás, sendo que em alguns aspectos não investiu nas novidades que tanto agradam os motoristas, principalmente em um modelo de perua, que não é conhecido pela sua mobilidade.

Em 2010, os diferenciais incluem novos motores e versões, sendo que o modelo ELX 1.4 é substituído pelo Trekking 1.4 (ficando com 132 cavalos e 19kgfm), enquanto que a versão Adventure (nesse caso tendo como público alvo os esportistas e interessados na mobilidade e resistência na estrada) passa a ser chamado Adventure Locker 1.8. O Aventure disputa o mercado com modelos como o Volkswagen Gol Rallye, Ford Eco Sport, Ford Fiesta Trail, Peugeot 206 Escapade, Volkswagen Parati Surf, além dos irmãos de mesma marca Fiat Idea Adventure e Fiat Dobló Adventure.

Comparativos e lançamento 2012

No Brasil, a disponibilidade é o Fiat Palio Weekend nas versões Trekking (1.6 Flex), Attractive (1.4 Flex) e Adventure Locker (1.6 Flex ou 1.8 Duologic). O preço pode variar entre quarenta e dois mil reais e cinqüenta e oito mil reais, o que inclui a versão mais básica até a completa. Conforme já é de praxe nesse modelo, o porta malas é um dos mais espaçosos da categoria, embora o espaço interno para os passageiros deixe um pouco a desejar. Além disso, é preciso ter um cuidado extra com o estepe e qualquer equipamento que afete a resistência do carro, que parece ter a leveza do design como influência no aspecto frágil que o novo modelo possui.

A carroceria é a mesma desde 2004, o que pode desagradar os possíveis clientes, além do freio não ter um desempenho de excelência como a Fiat vinha divulgando. Os destaques positivos ficam pelo motor e câmbio, de fácil dirigibilidade, além de ser um dos veículos mais baratos de station wagons no mercado brasileiro.

Fotos

Fiat Palio WeekendFiat Palio Weekend
Palio WeekendPalio Weekend
O Palio Weekend foi lançado em 1997O Palio Weekend foi lançado em 1997

Pesquisar
Artigos Relacionados