Festival do Chocolate

links patrocinados

Festival do Chocolate

O Festival do Chocolate

O Festival de Chocolate é um dos festivais de maior importância para o estado de São Paulo, ele é realizado sempre durante o inverno, nos meses de Julho e Agosto. Este festival é realizado na cidade de Ribeirão Preto em um espaço amplo que conta com vários stands de gastronomia que tem como principal ingrediente o chocolate, obviamente, além de comidas que envolvam o chocolate o local ainda é ponto de venda de artesanatos e outros produtos locais.

Ainda há atrações como shows, peças teatrais, acústicos, exposições, entre outros eventos culturais. No ano de 2012 compareceram cerca de dois milhões de pessoas no festival, arrecadando aproximadamente 50 milhões de reais para o município que consumiu e distribui cerca de 15 toneladas de chocolate durante os dias do evento.

O Festival do Chocolate ainda tem a finalidade de ajudar pessoas carentes da região metropolitana de São Paulo, eles fazem ações sociais de arrecadamento de comida, brinquedos e levantamento de verba a fim de ajudar àqueles que, de certa forma, ficam excluídos da sociedade.

Buscando solucionar este problema de exclusão social, os organizadores do evento, liberam a entrada da feira, sendo assim, qualquer pessoa terá acesso aos eventos culturais apresentados dentro desta.

Chocolates

A História do Chocolate

Assim como todos sabem, o chocolate provém do cacau, que é uma planta nativa do continente Americano, datam que os primeiros experimentos com esta planta foram feitos pela civilização Maia, onde este era fermentado e resultava em uma bebida com teores de álcool, inclusive, esta bebida continuam sendo fabricada em regiões da América Central.

O cacau teve grande importância para a civilização maia, sendo inclusive utilizado como moeda durante um período entre os comerciantes da época. Já no império Asteca, o cacau virou ainda mais importante, sendo que a monarquia recolhia os grãos como forma de pagamento de tributos. Ainda meados dos anos 1900, ainda tinham algumas civilizações, principalmente as interioranas que usufruíam do grão como moeda.

Com a colonização da América por europeus, o cacau foi descoberto por estes, que de imediato levam os grãos no seu continente, que se suma, passou a utilizar o cacau na culinária.

A historia do chocolate

Curiosidade do Chocolate

Devido ao seu histórico e importância econômica atual, o chocolate tem várias curiosidades interessantes, são algumas delas:

– O Chocolate Branco: o chocolate branco não é chocolate! Isso mesmo, não contém cacau na sua produção.

– A Suíça: o país que mais consome chocolate no mundo é a Suíça, atualmente a média de consumo por ano de chocolate por pessoa é de 10 quilos, os brasileiro se dizem louco pelo produto do cacau, porém aparece em sexto na colocação dos países que mais consomem chocolate, sendo a média anual e por pessoa apenas de dois quilogramas.

Curiosidades do Chocolate

– Espinhas: este é o maior mito da existência do chocolate, ele não dá espinhas, pode comer tranquilo, na verdade, não tão tranquilo assim, o chocolate contém muita gordura na sua composição.

Receitas com chocolate

Atualmente já foram criadas as receitas mais malucas com essa dádiva do cacau, ele já foi misturado com tudo que se possa imaginar, pimenta, queijo e até feijão! Quando você for fazer aquela receita de sempre, procure acompanhá-la com uma calda de chocolate, ou coloque um pouquinho dele no meio, você irá se surpreender com o resultado!

Receitas de Chocolate Chocolates decorados

Pesquisar
Artigos Relacionados