Festival de Parintins 2012

links patrocinados

Festival de Parintins 2012

Festival de Parintins 2012

Sobre Parintins 2012

O Brasil possui uma diversidade cultural muito rica. Essa ampla variedade e cultura resulta em diferentes eventos e festas tradicionais todos os anos. Assim como o Carnaval é uma das mais populares, o Festival de Parintins também conquista o público com a sua grandiosidade.

A cidade de Parintins fica no interior do estado do Amazonas, na margem do Rio Amazonas. Com 50 mil habitantes, a cidade que fica a 370 quilometros de Manaus, se transforma todos os anos para receber turistas e também celebrar uma das festas mas importantes do Brasil.

O festival folclórico acontece sempre na passagem do mês de junho e julho. Para 2012, ainda não foram divulgadas as datas oficiais da festa, mas quem deseja ir até a Festa pode se inscrever no site do Festival de Parintins e receber novidades via e-mail, como valor de ingressos e opções de hospedagem.

Novidades para o Festival de Parintins

O Centro Cultural Amazonino Mendes, conhecido como Bumbódromo será ampliado para o ano de 2012. As novidades contam com a construção de uma torre, em cada lado do Bumbódromo com mais três pisos, incluindo área reservada e camarotes VIP. A arquibancada aonde ficam os não pagantes também será ampliada para comportar mais participantes.

As mudanças buscam atender os turistas, que todos os anos vem em maior peso para o Festival. São esperados mais de 90 mil turistas para o ano de 2012, que irão ficar na cidade durante todos os dias da festividade.

História do Festival de Parintins

O Festival nasceu em 1964, conta a história de rivalidade entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso. Segundo a lenda, a Mãe Catrina estava grávida e possui o desejo de comer língua de boi e pede ao marido, Pai Francisco que sacie sua vontade. Francisco então mata o boi preferido do patrão, que descobre o ato. Então mortos, um padre e um pajé são chamados e conseguem salvar o boi, que acaba ressuscitando e perdoa a Mãe Catrina e o Pai Francisco.

Cada boi possui uma cor de simboliza o seu curral, azul para o Caprichoso e vermelho para o Garantido. A disputa entre as torcidas também é muito grande. Os jurados utilizam somente canetas na cor verde, para não serem acusados que houve favorecimento a uma das cores dos bois.

Festival de Parintins 2014

O folclore brasileiro é bastante rico e algumas de suas tradições ainda não se perderam. Inventado em meados do século XX, a festa de Parintins é um dos eventos que celebra a cultura do Brasil. Suas principais características são a encenação de lendas e a disputa entre os bois. Confira mais informações sobre o Festival de Parintins 2014.

O que é o festival Folclórico de Parintins

Festival de Parintins 2014 Festival de Parintins

Festival de Parintins 2014 será um evento realizado na cidade de Parintins, no Estado do Amazonas. A comemoração é um importante marco do folclore brasileiro, que enaltece e enriquece a cultura do país. A primeira edição aconteceu em 1965 e desde então ele vem ocorrendo na região, geralmente no último final de semana que o mês de junho possui.

Acontecendo também no próximo ano, quando será realizada a Copa do Mundo no país, a parte mais aguardada do Festival de Parintins 2014 é a disputa que acontece entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido, representados pelas cores vermelha e azul, respectivamente. A competição atrai diversas pessoas e existem até torcidas para as duas equipes.

Conheça o Festival de Parintins 2014

Sobre o Festival de Parintins 2014

O Festival de Parintins 2014 irá acontecer no Bumbódromo, um espaço dedicado especialmente para a festividade, também conhecido como Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, construído na década de 80. Essa será a 48° edição do evento, atraindo diversos turistas. Alguns pacotes de viagem já então sendo vendidos, com o preço inicial de R$ 1 mil reis, contando com passagem de ida e volta, ingresso, café da manhã e hospedagem.

Os organizadores ainda estão recebendo inscrições para as pessoas interessadas em participar das toadas, parte do evento no qual os representantes precisam fazer uma apresentação de toada. Contam pontos a técnica e a estética do candidato no Festival de Parintins 2014.

Festival de Parintins 2014 - saiba mais

Polêmica no festival folclórico

De acordo com algumas informações liberadas no começo do ano de 2013, o Festival de Parintins 2014 não poderia ser realizado. A justificativa foi que o evento pode interferir no esquema de segurança montado para a Copa do Mundo no Brasil, que acontece também no mês de junho. Ainda de acordo com a federação Internacional do Futebol, a FIFA, organizadora do maior evento futebolístico do mundo, a festa poderia atrair turistas, o que não será bom para os jogos. A medida não foi aceita e os preparativos continuarão no Festival de Parintins 2014.

Festival de Parintins - o que é

Novidades no Festival de Parintins 2014

Uma das novidades do evento do ano é a reforma do Centro Cultural do Bumbódromo, que deve ficar pronta antes de junho de 2014. Além da disputa entre os Bois Caprichoso e Garantido, no Festival de Parintins 2014 poderá ainda ter um terceiro elemento: o Boi Campineiro.

A última vez que o Campineiro apareceu na festividade foi há um pouco mais de 20 anos e ele possui até uma agremiação própria, simbolizada pelas cores verde e amarela. A novidade dividiu opiniões, por não ser uma tradição, mas a apresentação do Boi com certeza será especial no Festival de Parintins 2014.

Pesquisar