Festival de Berlin de 2015

links patrocinados

Festival de Berlin de 2015

Quem gosta de cinema deve saber que existem milhares de festivais pelo mundo todo, mas que alguns possuem bem mais destaque e prestígio do que outros. Confira o que é e quando vai ser realizado o Festival de Berlin de 2015.

O que é o Festival Internacional de Berlin e qual a sua importância

O Festival de Berlin de 2015 é um dos mais importantes eventos de premiação do universo cinematográfico em todo o planeta, ocorrendo com a periodicidade de uma vez por ano. É esse festival o responsável pelo troféu Urso de Ouro e pelo Urso de Prata, muito cobiçado entre artistas e cineastas que desejam um reconhecimento por seus trabalhos na área. O animal foi escolhido por ser o símbolo da cidade de Berlin.

Festival de Berlin de 2015 Conheça o festival de Berlin de 2015

Também conhecido como Berlinare ou pela sigla IFB (do alemão, Internationale Filmfestspiele Berlin), o Festival de Berlin de 2015 começa com bastante expectativa sobre seus indicados e premiados na grande noite. Geralmente, participam da cerimônia grandes nomes do cinema mundial.

Festival de Berlin

Festival de Berlin de 2015: homenageado do ano

Todos os anos o evento que elege o melhor do cinema escolhe uma personalidade para ser homenageada, o que não vai ser diferente na edição do Festival de Berlin de 2015. Quem vai receber essa honraria no ano é o diretor Wim Wenders, um alemão cineasta e que pertence de forma oficial a Academia de Cinema Europeu em Berlin, como presidente da associação.

Nascido no ano de 1945, Wenders coleciona uma grande quantidade de obras em sua carreira, como é o caso dos filmes “Tão Longe, Tão Perto”, “As Asas do Desejo”, “Paris Texas” e “Sob os Céus de Lisboa”. Já passando pela pintura e gravura, foi com o cinema que seu nome se consolidou, ficando em maior evidência pelo mundo com a homenagem do Festival de Berlin de 2015.

Saiba mais sobre o Festival de Berlin de 2015

Sobre o jurado e categorias de participação

Ocorrendo desde a década de 50, o Festival de Berlin de 2015 já está em sua 65° edição na Alemanha, sendo um evento importante para a visibilidade mais cultural do país. Vale lembrar que sempre uma personalidade importante desse meio é escolhida para presidir o conselho dos juris, sendo que podem ser pessoas de qualquer nacionalidade.

Da mesma forma como ocorre no Oscar, uma seleção de obras é feita, mas somente uma é escolhida como a melhor por esse corpo de juízes especializados em cinema. As categorias de participação do Festival de Berlin de 2015 são a de Competição, Panorama, Geração, Fórum, Perspectiva Alemã, Curtas Alemães e Retrospectiva, cada uma com sua própria característica, além de muitas premiações individuais.

Festival de Berlin de 2015 - saiba mais

Festival de Berlin de 2015: data que se inicia o evento

O Festival de Berlin de 2015 está previsto para começar no início do mês de fevereiro, sempre com a presença de grandes nomes do cinema mundial e cobertura completa por parte da mídia. Além de cultura e cinema comercial, os espectadores podem esperar por bastante glamour no tapete vermelho da capital da Alemanha quando o evento começar.

Pesquisar