Festas juninas

links patrocinados

Festas juninas

Festas juninas

Sobre as Festas juninas

Falta menos de um mês para começar a temporada de festas juninas. Quem não gosta de participar de uma? Antes que a hora de formar sua quadrilha chegue, conheça um pouco da história e das principais características da ‘Festa de São João’.

No Brasil, a festa junina foi trazida pelos portugueses que colonizavam o país. Com eles, trouxeram também, costumes de muitos outros povos. Acredita-se que a quadrilha de dança tenha inspirações nas danças francesas. Já a fogueira, por exemplo, veio de costumes da China.

Sobre o termo ‘Festa junina’

Há duas explicações para o termo festa junina. A primeira reforça a tradição pela festa ser comemorada no mês de junho, daí a forma como ficou popularmente conhecida.

Outra explicação possível está ligada às crenças religiosas. Além de São João, outros dois santos católicos têm suas datas comemorativas nesse mesmo mês: São Pedro e Santo Antônio. As festividades para cada um deles ganhou semelhança no país com as comemorações para São João. O que pode ter levado, assim, ao nome de festa junina.

Tradições das Festas juninas

As festas juninas são marcadas por uma culinária popular. Não podem faltar bolos, pinhão, pipoca e quentão. As músicas também são feitas especialmente para a festa. Em geral, envolvem crendices em torno de São João e são dançadas pelos membros das quadrilhas.

Outra tradição das festas juninas é se vestir de maneira caipira. As mulheres usam vestidos, tranças e chapéus de palha e os homens com chapéu, camisa xadrez ou listrada e calça remendada.

Festa do Peão de Barretos 2011

Festa do Peão de Barretos 2011

A Festa do Peão de Barretos é a maior festa do Brasil. Ela acontece todos os anos na cidade de Barretos, no estado de São Paulo há festa acontece há mais de 50 anos, quando foi fundada por 32 membros. Atualmente, ela é organizada pelo grupo ‘Os Independentes’.

Para a realização de uma festa tão grandiosa, a equipe que organiza a festa construiu o Parque do peão, aonde acontece os rodeios, eventos e todos os shows. O local é divido por arquibancadas e ainda camarotes. Para cada um destes locais existe um preço especial.

Rodeio de Barretos 2011

A principal atração da Festa do Peão de Barretos é o rodeios. Nela, os peão concorrem a prêmios e ainda qual é o melhor peão do ano. Para a organização, são escolhidas modalidades, que são: sela americana, bareback, bulldog, cutiano, team penning, touro e três tambores.

Além das tradicionais provas de rodeios, a Festa do Peão de Barretos ainda possui outros eventos especiais, como mini rodeios voltados as crianças. Entre os principais eventos estão: Pec Show, Copa Barretos, Motorcycle, Escola da Rainha da Festa do Peão de Barretos, Rally Cross Country, Violeira Rose Abrão, Run Indoor e Fiev.

Shows da Festa do Peão de Barretos 2011

Para entreter o grande publico durante as provas, a Festa do Peão de Barretos organiza uma series de shows especiais. Os shows são divididos em estádios diferentes, que são o Nativa, Barretão e Estádio. Entre os principais shows para a edição 2011 estão: Paula Fernandes, Eduardo Costa, Unidos da Tijuca, Bruno e Marrone, Aviões do Forró, Daniela Mercury, Chitãozinho e Xororó, João Bosco e Vinícius, Hugo e Tiago, Joao Lucas e Matheus, Ivete Sangalo, Pixote, Mara Cecília e Rodolfo, Michel Teló, e Milionário e José Rico.

Para garantir a sua diversão, basta acessar o site do Festa do Peão de Barretos e conferir os ingressos antecipados. Para facilitar o acesso, a festa possui acesso facilitado pela Rodovia Brigadeiro Faria Lima.

No site da festa, dá para conferir o mapa do local e ainda demais informações sofre camping e camarotes.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados