Festas juninas

Festas juninas

Festas juninas

Sobre as Festas juninas

Falta menos de um mês para começar a temporada de festas juninas. Quem não gosta de participar de uma? Antes que a hora de formar sua quadrilha chegue, conheça um pouco da história e das principais características da ‘Festa de São João’.

No Brasil, a festa junina foi trazida pelos portugueses que colonizavam o país. Com eles, trouxeram também, costumes de muitos outros povos. Acredita-se que a quadrilha de dança tenha inspirações nas danças francesas. Já a fogueira, por exemplo, veio de costumes da China.

Sobre o termo ‘Festa junina’

Há duas explicações para o termo festa junina. A primeira reforça a tradição pela festa ser comemorada no mês de junho, daí a forma como ficou popularmente conhecida.

Outra explicação possível está ligada às crenças religiosas. Além de São João, outros dois santos católicos têm suas datas comemorativas nesse mesmo mês: São Pedro e Santo Antônio. As festividades para cada um deles ganhou semelhança no país com as comemorações para São João. O que pode ter levado, assim, ao nome de festa junina.

Tradições das Festas juninas

As festas juninas são marcadas por uma culinária popular. Não podem faltar bolos, pinhão, pipoca e quentão. As músicas também são feitas especialmente para a festa. Em geral, envolvem crendices em torno de São João e são dançadas pelos membros das quadrilhas.

Outra tradição das festas juninas é se vestir de maneira caipira. As mulheres usam vestidos, tranças e chapéus de palha e os homens com chapéu, camisa xadrez ou listrada e calça remendada.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados