Festa Junina: significado e comidas típicas

links patrocinados

Festa Junina: significado, comidas típicas

Festa Junina: significado, comidas típicas

Uma das festas mais tradicionais brasileiras ela é comemorada em todas as regiões do país, mesmo com algumas variações que dependem da tradição de cada estado, ela é muito importante em todo o Brasil, a Festa Junina! Isso mesmo a festa que acontece na temporada mais fria do ano, cheia de caracterizações nas roupas e de comidas típicas é movida por muita música e é comemorada em cada região conforme as tradições de cada lugar. Veja porque essa festa tão tradicional sobreviveu aos anos e continua sendo comemorada de geração em geração.

Origem e significado da festa Junina

A festa Junina como o próprio nome sugere é comemorada no mês de junho, o nome da festa é porque foi criada na Europa, em nações cristianizadas. Tendo inicio em 12 de junho e se estende até o final do mês, até o dia 29. As datas escolhidas para a festa são referentes aos dias comemorados no catolicismo para as ídolos da religião, por isso começa no dia 12, pois dia 13 é o Dia de Santo Antônio e dia 29 de junho, Dia de São Pedro. Entre os principais dias de festejo está o Dia de São João, 23 e 24 de junho.
A Festa Junina se originou em Portugal onde comemorava-se o dia de São João, lá cada festa é chamada pelo nome de cada santo que também originam vários feriados: em Seixal- São Pedro, Lisboa- Santo Antônio, Almada, Braga e Porto- São João. Logo que os portugueses trouxeram a tradição ao Brasil, foi aderida pela cultura afro-brasileira e indiana.

Características das festas juninas

Características da festa

A festa Junina é sempre lembrada por suas principais características que são as bandeirinhas, as comidas típicas e muita dança. Nas festas movidas por muita música uma dança que acontece em todas as regiões do país é a quadrilha, e também muito forró, dependendo da região do país outros tipos de dança também são agregadas. As festas também são marcadas por bingos, leilões e o famoso casamento caipira.
Além disso, nas festas mais tradicionais as pessoas vão caracterizadas com roupas caipiras, e as mulheres com vestidos e muita maquiagem.

Comidas típicas de festas juninas

Comidas Típicas da Festa Junina

A festa junina é muito conhecida por suas comidas típicas que variam um pouco de região para região brasileira, como seu surgimento vem de um período de colheitas, a festa junina acontece no período em que as festas em agradecimento pela colheita fértil eram muito comuns. Logo que chegou ao Brasil, foi em um período em que o milho era destaque da plantação, com muita colheita ele acabou por ser a matéria- prima de muitas das comidas feitas para a festa, sendo que entre os pratos mais famosos nas festas até hoje estão o milho cozido, canjica, pamonha, pipoca, curau caldo de milho, bolo de milho e muito mais!
Além disso, entre as comidas que foram se difundindo nas festas juninas brasileiras estão, o cachorro quente, bolo de coco, maça do amor que – é a fruta caramelizada, pinhão cozido, pé de moleque, biscoito de maisena com leite condensado, o bolo de aipim cru ralado que é chamado de mané- pelado, pé de moleque, paçoca de amendoim, e uma bebida muito famosa principalmente nas festas juninas sulistas- o quentão, bebida feita com pinga, canela e gengibre.

Festa junina 2013 Origem da festa junina

Pesquisar
Artigos Relacionados