Festa junina 2013: dicas de pratos típicos

links patrocinados

Festa junina 2013: dicas de pratos típicos

A festa junina é uma festa cristã, mas com origens pagãs que eram para celebrar o solstício de verão na Europa, e tradicionalmente o solstício de inverno no Brasil. Contudo deixando de lado as origens do festival, a festa junina é onde nos divertimos muito, tomamos quentão, comemos cachorro quente e outras diversas comidas típicas das festas juninas e dançamos em volta da fogueira de São João. Neste artigo daremos algumas dicas para fazer esses magníficos pratos típicos de festa junina e aproveitar ao máximo a sua festa.

As principais comidas e bebidas das festas junina

Festa junina 2013: dicas de pratos típicos Receitas para festa junina

Algumas das principais comidas e bebidas típicas são: Vinho Quente, Bolo de Milho Verde, Rosquinhas de São João, Biscoito de Polvilho, Pinhão, Cuzcuz, Quebra Queixo, Pipoca, Curau, pamonha, Canjica, Maria-mole, Milho Cozido, Batata Doce Assada, Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela), Bolo de Fubá, Bom-bocado, Broa de Fubá, Cocada, Cajuzinho, Doce de Abóbora, Biscoito de Polvilho, Doce de batata-doce, Pastel Junino, Suco de milho verde, Pé de moleque, Baba de moça, Quindim, Arroz Doce e Suspiro.

Comida típica de festa junina

Dicas para fazer esses magníficos pratos típicos de festa junina

Alguns dos pratos típicos você pode facilmente comprar prontos em supermercados e outras lojas relacionadas as vendas de produtos alimentícios como paçoca, Pé de moleque, biscoito de Polvilho, Doce de Abóbora, Maria-mole, entre outros produtos que são de fácil acesso para compra. Agora os pratos que você pode fazer me casa são o Arroz Doce, a Pamonha, o Bolo de Fubá, o Cuzcuz, o tradicional Cachorro quente e a Pipoca. Uma receita para fazer um ótimo Bolo de Fubá, você vai precisar de 4 ovos, 3 colheres de sopa de margarina, 1 xícara de chá de fubá, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 xícara de chá de leite e 4 colheres de chá de fermento. Agora é só ir batendo as claras de ovos em neve, enquanto acrescenta açúcar, e continuar batendo. Agora você precisa acrescentar delicadamente as gemas dos ovos, a margarina, a farinha de trigo, o leite, o fubá, após isso você precisa colocar fermento e misturar bem. Por fim, batas colocar a massa em uma forma untada com azeite e deixar para assar em temperatura forno médio por 30 minutos.

Festa junina 2013

Receitas para as bebidas tradicionais e típicas de festas juninas

Uma bebida mais do que típica de festa junina é o tradicional Quentão, uma bebida que conquista o coração de todos que a provam. Para você fazer o seu próprio quentão é fácil, basta ter os ingredientes: 1 litro de vinho tinto seco, 5 xícaras de açúcar, 1 xícara e 1/2 de água, 3 maçãs cortadas em cubos, casca de 1 laranja de umbigo (laranja Bahia) e cravo e canela à gosto. O modo de preparo é simples, basta você colocar todos os ingredientes de uma vez só em uma panela e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos e sempre misturando os ingredientes.

Dicas para festa junina 2013

Aproveite bem as festividades

Agora que você já sabe fazer alguns dos pratos típicos da festa junina, aproveite bem as festividades e se divirta muito, e lembre-se se beber não dirija.

Pesquisar
Artigos Relacionados