Festa Junina 2013: Dicas de comidas típicas

links patrocinados

Festa Junina 2013: Dicas de comidas típicas

Festa Junina 2013: Dicas de comidas típicas

As festas de início de ano já passaram e a preparação para as festas juninas já começam principalmente nas prateleiras dos supermercados e nas lojas especializadas. Mas com tantos preparativos, afinal é uma festa logo após a outra, passando a temporada de chocolates e receitas achocolatadas já chega a festa junina e depois de se preocupar com a decoração, com o figurino, com a trilha sonora, o que fazer para o cardápio dessa ocasião? Vamos mostrar quais as receitas mais famosas da festa junina em todo o Brasil!

Festa Junina Comidas Típicas

São muitas as comidas típicas dessa festa, algumas variam de região para região do Brasil mas a maioria delas é tradicional em todas as festas juninas brasileiras. Tais como o arroz doce, curau de milho verde, bolo de milho, cocada, amendoim como paçoca, paçoca, cuscuz doce, cuscuz salgado, milho verde, canjica, curau, batata doce assada na brasa, bolo de fubá, pipoca, pamonha, maça do amor, quentão, bolo de coco, cachorro quente, pé de moleque, pinhão cozido, Maria mole, doce de abóbora, doce de leite e cocada, biscoito de polvilho.

Comidas para crianças

Comidas Típicas

  • Uma das sobremesas preferidas em todo o país é feita com açúcar, leite e arroz e ainda conta com alguns componentes que trazem mais sabor como a canela e o limão.
  • O cuscuz é preparado com milho, leite de coco e com com coco ralado.
  • A pamonha feito do milho verde pode ser salgada ou doce.
  • O pé de moleque é doce que ganhou esse nome por ser escuro é feito a base de amendoim.
  • Quentão é a bebida mais tradicional da festa junina, como o próprio nome sugere é uma bebida quente feita com gengibre, açúcar, canela e limão.
  • O doce de abóbora também com muitas variações de uma região para outra, pode ser mais firme ou mais mole, com coco ralado ou com cravos da índia, ele é preferência nacional!
  • O cural ou canjica é preparada a base de um creme de milho com canela.
  • Arroz doce uma das sobremesas preferidas em todo o país servido como sobremesa.
  • O amendoim doce já faz parte das comidas que varia de uma região para outra, assim como a forma que é preparado também pode variar.
  • O famoso biscoito de polvilho é um dos mais tradicionais, era servido junto com café para as pessoas que se sentavam a beira das fogueiras conversar sobre a história da festa junina.

Como organizar uma festa junina

Comidas para as crianças

Um dos públicos mais fieis das festas juninas são as crianças, por serem festas feitas para toda a família elas são presença registrada! Por isso você pode preparar um cardápio especial e simples que os pequenos vão adorar!
A Maria mole pode ser uma ótima dica para sua festa junina, pois as crianças adoram e os adultos também! Para o cardápio infantil ainda tem as pipocas salgadas ou doces e o cachorro quente que pode ser o mais simples possível, ou aparecer em suas novas versões com vários componentes, de qualquer forma é uma das comidas mais consumidas nas festas juninas!
A cocada que aparece em diversas receitas pode ser queimada, branca, baiana, simples ou cremosa.
E ainda a maça do amor que pela cobertura colorida e doce atrai muito os pequenos e para os adultos é a preferida dos casais!

Festa Junina 2013 Cardápio para festa junina 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados