Férias Escolares

Férias Escolares

Férias Escolares

Após um longo período de estudos é natural que a energia das crianças esteja num nível elevado durante as férias.

O ideal é que você ofereça para seus filhos atividades diferenciadas, para que eles justamente consigam gastar toda essa energia, consigam se divertir e o tempo passe mais rápido. Nada pior do que passar esses meses trancado em casa, sem ter o que fazer.

Incentive seu filho a sair, para ir ao cinema, ao teatro, à sorveteria ou ao parque, entre outros locais com seus amigos. Caso possa, sugira um programa que você também participe. Não esqueça de conferir os eventos na sua cidade, assim ele pode aproveitar diferentes tipos de opções durante esse período de descanso.

Para quem possui filhos ainda pequenos e que não estão autorizados a saírem sozinhos ou dependem de você para o transporte, o ideal é fazer uma tarde de brincadeiras na sua casa ou na de outros amigos. Veja quais são as opções de distração, como brincadeiras ao ar livre, jogos de tabuleiro, assistir a um filme. Prepare um cardápio simples, pois crianças tendem a se assustar com o elaborado. Alguns pratos rápidos podem ser cachorro quente, sanduíches em geral, sucos, bolos, etc.

Cuidados

Evite deixar as crianças (e até mesmo os jovens) após as oito da noite fora de casa. Ainda que seja verão e escureça mais tarde, esse horário já possui uma menor circulação de pessoas nos ambientes, deixando seu filho mais sujeito a riscos como assaltos. Caso more em algum subúrbio mais seguro ou bairro de cidade menor, proponha uma reunião entre os pais para acompanharem as brincadeiras na calçada das casas ao redor.

Evite o tédio. Não sugira para a criança atividades como ficar em frente do computador ou passar horas assistindo televisão. Essas são programações que a criança já possui durante o ano letivo. Ela vai acabar se cansando de ficar sentada no sofá, podendo ficar com um comportamento irritante ou estressante. As atividades diferentes são as que deixam a criança animada para aproveitar.

Não deixe a criança preguiçosa. Incentive uma leitura de férias, com a criança escolhendo o livro de sua preferência e se possível também leia a obra para participar da atividade. Outra sugestão pode ser propor que a criança te ajude na cozinha no preparo de algum prato de interesse dela, como docinhos, cupcakes, bolos diferentes ou mesmo sanduíches e pizzas.

Outras sugestões

Algumas atividades bem diferentes que a criança pode gostar: viagens de final de semana (à praia, para chácaras, para o clube, colônias de férias, acampamentos, etc.); chamar amigos para um campeonato de vídeo game (tudo bem passar horas jogando se há rodízio entre várias pessoas); jogar boliche; cantar no karokê; promover visitar na casa dos amigos; tocar instrumentos musicais com colegas; ir ao teatro; ir ao museu; exposições de arte; festivais de qualquer tipo; feirinhas artesanais; andar de bicicleta; visitar os avós ou primos próximos; o que importa é colocar a criança com várias realidades e em contato com pessoas de faixas etárias diferentes.

Fotos

Férias escolaresFérias escolares
Procure atividades diferentes para as fériasProcure atividades diferentes para as férias
Opções para as férias escolaresOpções para as férias escolares

GD Star Rating
loading...
Férias Escolares, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados