Feriado Proclamação da República

links patrocinados

Feriado Proclamação da República

Feriado Proclamação da República

O dia 15 de novembro é bastante comemorado no Brasil. Embora algumas pessoas não saibam o verdadeiro significado do feriado da Proclamação na República, o dia 15 de novembro do ano de 1889 foi um verdadeiro marco na história política do país. É por isso que todos os anos o dia 15 de novembro é tão comemorado no Brasil, além de ser declarado feriado nacional. Neste dia há diversas comemorações para lembrar do dia em que foi declarado que o Brasil passaria a ser uma república.

Sobre a história do dia 15 de novembro do ano de 1889

A história da Proclamação da República no Brasil começa quando este país ainda era uma monarquia, onde os governantes faziam parte da família real portuguesa. Entretanto, já no fim da década de 1880, a monarquia do Brasil já estava enfrentando uma situação de crise, uma vez que esta monarquia representava um tipo de governo que não correspondia em nada nas mudanças sociais e econômicas que estavam em um processo de maior desenvolvimento. Desta forma, algumas pessoas foram percebendo que era necessário que houvesse uma implantação de outra forma de governo, sendo que esta deveria ser capaz de fazer com que o Brasil começasse a progredir no que diz respeito às questões sociais, econômicas e também políticas. Foi então que o sistema de monarquia no Brasil começou a entrar em crise.

Motivos que levaram à Proclamação da República

Uma explicação para que o sistema monárquico brasileiro entrasse em crise é que D. Pedro II começou a interferir nos assuntos de ordem religiosa provocando, assim, um grande descontentamento por parte da Igreja Católica, que nesta época tinha um grande poder e influência na política do Brasil. Um outro motivo que levou à crise do sistema monárquico brasileiro foram as críticas feitas por diversos integrantes do Exército Brasileiro. Pois, muitos destes desaprovavam a corrupção que existia livremente na corte. Além disso, muitos militares não escondiam o seu descontentamento com uma proibição que havia sido imposta pela monarquia. Pois, esta impôs que os oficiais do Exército Brasileiro não poderiam se manifestar de forma alguma na imprensa nacional sem que antes tivesse uma autorização prévia do Ministro da Guerra.

Também foi um dos motivos da crise da monarquia do Brasil o fato de que a classe média, composta por profissionais liberais, artistas, estudantes, funcionários públicos, jornalistas e comerciantes, estava em constante crescimento na época nas cidades. Estes, então, clamavam por liberdade e também por participação em discussões de ordem política do Brasil. Os anseios da classe média da época estavam ligados ao pensamento republicano, por isso, esta classe de trabalhadores e estudantes começou dar apoio ao final da monarquia e, consequentemente, o fim do império.

Como ocorreu a Proclamação da República no Brasil

Foi no dia 15 de novembro do ano de 1889 que Marechal Deodoro da Fonseca, apoiado pelos republicanos, demitiu todo o Conselho de Ministros e também o seu presidente. Já na noite do mesmo dia, o Marechal Deodoro da Fonseca rubricou o manifesto onde estava sendo proclamado o novo tipo de governo do Brasil, a República.

Fotos

Confira Fotos sobre Feriado Proclamação da República:

O que fazer no Feriado Proclamação da República Trânsito Feriado Proclamação da República Proclamação da República Feriado Proclamação da República

Pesquisar
Artigos Relacionados