Feriado Finados

links patrocinados

Feriado Finados

Feriado Finados

O Dia de Finados (ou Dia dos Fiéis Defuntos) é um feriado nacional baseado na religião cristã católica e comemorado todo o dia dois de novembro. Nesse dia, segundo afirma a Igreja, as pessoas devem orar pelos que já faleceram, pedindo principalmente que eles alcancem a graça divina e possam descansar em paz. Embora a sabedoria popular dê a entender que esse feriado deva relembrar todos os mortos, a ideia inicial é a de rezar pelas almas do purgatório.

As cerimônias nas igrejas também possuem essa temática e, na maioria dos casos, são de cunho mais reflexivo e sóbrio do que outras celebrações. Os fiéis geralmente fazem visitas nos cemitérios aos entes queridos, com flores. Em alguns casos, são feitas pequenas declarações ao redor do túmulo, sendo uma missa em homenagem ao falecido.

Nem todas as religiões católicas celebram o Dia de Finados. Alguns exemplos são os protestantes, metodistas e diferentes tipos de evangélicos dependendo da congregação. Em alguns casos, o Dia de Finados é celebrado junto com o Dia de Todos os Santos.

Ao redor do mundo

Embora não sejam necessariamente celebrados no segundo dia do mês de novembro, as celebrações abaixo também envolvem manifestações culturais ou religiosas envolvendo pessoas já falecidas:

– México: talvez a celebração mais conhecida ao redor do mundo envolvendo entes queridos, o Dia Dos Mortos também é celebrado no dia dois. Entretanto, as emoções envolvidas nesse feriado são felizes. Baseada na cultura asteca e maia, esse dia literalmente comemora a vida dos mortos. Algumas expressões culturais incluem: enfeitar a casa com flores ou caveiras coloridas, criação de altares, preparar oferendas como o “pão dos mortos”, dentre várias outras. Esse dia também é celebrado em alguns países da América Latina, bem como em cidades americanas que tem uma população grande de imigrantes mexicanos.

– China: é chamado de Qingming, entretanto está ligado às religiões asiáticas, e tem como objetivo prestar homenagem aos falecidos. Como o calendário chinês é diferente do ocidental, esse feriado será celebrado no dia cinco de abril, no ano de 2012. Os chineses também comemoram outro feriado, semelhante ao Dia dos Mortos mexicano, que é mais festivo e acredita-se que os mortos visitam os seus entes queridos. Em 2012, será celebrado no dia vinte e um de agosto. Ambos os feriados estão ligados com as religiões budista e taoísta.

Geração de renda

O Dia de Finados, embora não tenha esse objetivo, acaba gerando renda para diferentes tipos de trabalhadores. Primeiramente, estão os diretamente ligados com as ações culturais do feriado, como vendedores independentes de flores, floriculturas em geral, há também profissionais que limpam e reformam túmulos.

Em outros casos, indiretamente ligados, há o fato de Finados ser um feriado nacional. Muitas pessoas aproveitam para viajar, gerando mais demanda de gasolina, turismo (reserva de hotéis, taxas de entrada em pontos turísticos), comércio (artesanato local), alimentação (restaurantes, lanchonetes), etc.

Infelizmente, a geração de renda também pode vir por problemas causados na estrada, como batidas leves ou mesmo não funcionamento do motor, entre outros, resultando em serviços mecânicos ou auto-elétricos.

Fotos

Confira Fotos do Feriado Finados:

Feriado de FinadosFeriado de Finados
Pessoas visitam amigos e parentes que já se foramPessoas visitam amigos e parentes que já se foram
CemitériosCemitérios

Pesquisar
Artigos Relacionados