Febre Amarela – prevenção, tratamento e sintomas da febre amarela

Febre amarela – prevenção, sintomas e tratamento

A febre amarela é uma doença típica de áreas subdesenvolvidas, como África, América do Sul e Central, transmitida por mosquitos principalmente em áreas silvestres. Uma pessoa não transmite febre amarela diretamente para outra.

Recentemente, uma epidemia de febre amarela atingiu principalmente a região Centro-Oeste do Brasil, mas logo foi combatida.

Prevenção da febre amarela

A melhor forma de se prevenir da doença é através da vacina contra a febre amarela. Ela é extremamente eficaz e deixa o paciente imune por um longo tempo. O combate ao mosquito transmissor também é importante.

O nome técnico da vacina é 17DD e ela é feita com o próprio vírus da doença para que o corpo “aprenda” a se defender dela. Ela é produzida no Rio de Janeiro e é aplicada no braço do paciente. Geralmente, em menos de uma semana a imunidade já é garantida.

A vacina pode ser tomada a partir dos nove meses de idade. A vacina está disponível na rede pública e é gratuita. Se quiser mais informações, pesquise pelo posto de saúde mais próximo de você. A vacina deve ser aplicada pelo menos dez dias antes de qualquer viagem para área de risco.

A vacina geralmente produz poucos efeitos colaterais. Em torno de 5% das pessoas vacinas podem apresentar sintomas como dor de cabeça e dor muscular e relações na pele onde o medicamento foi introduzido. Esse quadro costuma ser bem raro.

Sintomas da febre amarela

Os sintomas da febre amarela são os mesmos da dengue, da malária e da leptospirose. Portanto, é importante procurar logo um médico para que a doença seja diagnosticada. Febre alta, dores de cabeça, muscular, nas articulações e abdominal, enjôos, vômitos, indisposição, cansaço, e manchas vermelhas na pele.

Tratamento da febre amarela

A febre amarela não tem tratamento específico. As pessoas com suspeita da doença devem ser internadas para tratamento de suporte, que é feito basicamente com hidratação e antitérmicos. Assim como a dengue, não se deve ingerir remédio à base de ácido acetilsalicílico (AAS), como aspirina. Procure imediatamente um centro de saúde aos primeiros sintomas da doença.

Contra-indicações

Somente um médico pode orientar a vacinação nos seguintes casos: mulheres que estejam em período de amamentação, pessoas que estejam com febre ou doenças crônicas e bebês entre cinco a nove meses de idade. Seja prudente e converse com seu médico a respeito da vacinação.

GD Star Rating
loading...
Febre Amarela - prevenção, tratamento e sintomas da febre amarela, Nota: 4.6 de 5 com 44 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


3 comentários em "Febre Amarela – prevenção, tratamento e sintomas da febre amarela"

  1. francyelle ferrreira 14/05/2009 às 23:53

    gostaria de saber se a vacina.da febre amarela tem alguma reação.

    att:francyelle 14/05/09

  2. Marcia maria 17/10/2008 às 13:27

    queria saber mais sobre como prevenir a febre amarela, aqui na minha vila tá aparecendo mutos casos de febre amarela

  3. Marcia maria 17/10/2008 às 13:26

    qual os sintomas da febre amarela