Faculdade de medicina

links patrocinados

Faculdade de medicina

Faculdade de medicina

Sobre a Faculdade de medicina

Se você já pensou no que quer ser quando crescer, provavelmente a idéia de cursar uma faculdade de medicina já passou pela sua cabeça. Este fato não pode ser levado como uma regra, mas o número de pessoas que desejam entrar em alguma universidade e fazer o curso de medicina é bastante grande.

Isso pode ser visto, principalmente, pela forte concorrência que o curso tem em todos os estados do país. Em algumas instituições, por exemplo, o curso de medicina é o mais concorrido entre todos, chegando a ter mais de 150 candidatos por vaga. No entanto, mesmo com toda esta concorrência, o sonho de entrar em uma faculdade de medicina não é impossível de acontecer.

Hoje em dia, existem diversos cursos de medicinas espalhados por todo o Brasil. Embora a gama de opções seja bastante extensa, o principal objetivo dos cursos é o mesmo: é a restauração e manutenção da saúde, investindo no tratamento das doenças e, também, na prevenção das mesmas.

Grade curricular da Faculdade de medicina

A grade curricular de uma faculdade de medicina é bastante extensa e bem complexa. Nos primeiros anos, as principais matérias estudadas são a anatomia, bioquímica, fisiologia, patologia e genética. Posteriormente, nos anos seguintes, o aluno se depara com o estudo das famílias de doenças e sua evolução, bem como seus efeitos e tratamentos no organismo. Esta disciplina chama-se epidemiologia. Além disso, ele já frequenta aulas de ‘clínica’, onde aprende na prática o que estudou na teoria. Por último e de forma bastante resumida, o aluno começa a atuar dentro dos hospitais, fazendo plantões supervisionados pelos médicos.

Entrar em uma faculdade de medicina é bastante concorrido, mas não é nada impossível. Se você tem o sonho de ser um médico, estude bastante, preparando-se para realizar diversas provas de vestibulares. Concentre-se no seu objetivo e corra atrás de suas metas!

UFMA Medicina

UFMA Medicina

Sobre a UFMA Medicina

Um dos cursos de graduação mais procurados no Brasil é o de Medicina. Em alguns vestibulares a concorrência é tão grande, que chega a 300 candidatos por vagas. Se for em uma faculdade pública, pode ter certeza que serão muitos inscritos para as vagas oferecidas.

Quem deseja fazer a faculdade de Medicina, pode optar pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que oferta o curso anualmente, são oferecidas 46 vagas para novos estudantes. Em média, a concorrência no processo seletivo é de 65 candidatos por vaga.

O curso de Medicina da UFMA é reconhecido pelo MEC e está entre os melhores do Nordeste. A duração é de 6 anos, divididos em 12 semestres e está localizado na capitão do estado, São Luís.

Hospital Universitário

Todos os alunos do curso de Medicina da UFMA devem fazer estagio interno no Hospital Universitário da Instituição. Ele atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na área central de São Luís. Entre os serviços prestados estão cirurgia cardíaca, banco de sangue, central de transplantes, nefrologia, neonatalia, cirurgia bariátrica, assistência psicológica, entre outros.

O Hospital Universitário também é responsável por diversas pesquisas científicas na área. O recém-formado ainda pode fazer residência e pós graduação no hospital da UFMA.

Processo Seletivo

Para entrar na faculdade de Medicina da UFMA, é necessário que o concorrente preste um processo seletivo. O tradicional vestibular é ofertado todos os anos. As provas são realizadas duas vezes por ano, sempre nos meses finais.

Também é possível entrar pelo Processo Seletivo Gradual (PSG). O programa funciona com a realização de uma prova todos os anos em que o aluno está no ensino médio. A Prova I é referente ao conteúdo do primeiro ano, a II do segundo e a III do terceiro. Assim, o aluno é avaliado com três provas, que terão a pontuação somadas no final do terceiro ano. O aluno só escolhe o curso desejado na última prova, o que dá bastante liberdade e oportunidade para fazer a escolha.

Pesquisar
Artigos Relacionados