Extra Hipermercado
Em 1971, os hipermercados Jumbo são inaugurados no Brasil pelo grupo Pão de Açúcar – eles são conhecidos pelos clientes pela amplitude da loja, além da venda de todo o tipo de produto imaginável (eletrônicos, alimentícios, entre outros) e um estacionamento grande para oferecer conforto aos visitantes.
Em 1989, o Pão de Açúcar decide reestruturar suas marcas e o funcionamento das redes, substituindo então o Jumbo pelo Extra – a primeira cidade que testou essa experiência foi Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Aos poucos, no início da década de noventa, o restante dos hipermercados Jumbo foi substituído em estados como Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Em 1993, esse processo foi completado.
Em 1997, o Extra mais uma vez sai inovando ao inaugurar no Brasil o primeiro mercado com atendimento vinte e quatro horas, na cidade de São Paulo. Na mesma época, começa a expandir para o estado do Rio de Janeiro de maneira mais efetiva, ao adquirir o hipermercado Freeway na capital. Em 2000, o Extra lança vários produtos com o próprio nome da marca, chegando a duzentas opções diferentes, incluindo itens alimentícios (como pães, sucos, bolos, etc.) e de bazar. A partir de 2002, o Extra entra em duas áreas diferenciadas: postos de combustíveis com conveniências e farmácias, tendo terminado de implementar essa ideia no ano de 2004.
Atualmente, o Extra tem mais de seiscentos estabelecimentos (entre hipermercados, drogarias, postos e outros tipos de mercado), distribuídos em quinze estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e o Distrito Federal. A empresa conta com mais de vinte e cinco mil funcionários e bandeira Extra esteve associada a pouco mais da metade de todas as vendas do Grupo Pão de Açúcar, confirmando o sucesso da marca e a popularidade entre os brasileiros.
Divisões do Extra
O Extra possui seis bandeiras diferentes, mas com o prefixo da marca para relembrar os clientes da qualidade dos produtos e associarem com os hipermercados, que são a referência principal:
– Hipermercados: lojas de grande porte, localizadas principalmente em capitais ou cidades com número alto de habitantes, caracteriza-se pela amplitude de produtos ofertados, seja na variedade de marcas ou nos diferentes tipos (eletrônicos, limpeza, alimentícios, açougue e padaria, bebidas, etc.).
– Supermercados: antes chamado de Extra Perto, não possui a loja de eletrônicos e é destinada a atender bairros ou cidades menores.
– Extra Eletro: é a loja de eletrônicos, que geralmente está dentro dos hipermercados, mas possui um perfil diferenciado (oferecendo uma outra experiência ao cliente).
– Minimercado Extra: antigamente nomeado Extra Fácil, é uma loja de conveniência, com os produtos alimentícios básicos, bebidas alcoólicas, entre outros.
Além disso, a marca conta com os Postos Extra (combustível e conveniência) e as Drogarias Extra (farmácia e serviços diversos).
Página oficial
No site do Extra, é possível obter informações gerais sobre a marca, visualizar a loja mais perto de você, além de poder fazer compras online (através de vários tipos de cartão de crédito, débito, boleto e cartão Extra), com entrega para todo o Brasil (de produtos eletrônicos e afins). A página também oferece serviços como o de lista de casamento, evitando a repetição de itens. O Extra também conta com uma página de marcas recomendadas, facilitando a compra com qualidade.
Fotos