Exame OAB 2010

links patrocinados

Exame OAB 2010

Exame OAB 2010

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB é regulamentada por órgãos públicos de cada estado e também órgãos federais. Sendo que para ser vinculado a OAB é necessário ser classificado no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil, no qual consiste em um processo seletivo dividido em duas fases uma de caráter objetiva e a outra fase é dissertativa, e para poder realizar a segunda fase é necessário ter sido aprovado na primeira. Esse processo seletivo tem o intuito de viabilizar o exercício de advocacia aos candidatos aprovados no exame da OAB.

Mudanças Exame OAB 2010

A cada ano novas regras são estipuladas nos processos seletivos de concursos nos seus exames, e no Exame da OAB neste ano de 2010 não seria diferente. Dividido em duas fases ao qual uma consiste em uma prova objetiva e a segunda fase uma prova dissertativa, em que somente o candidato aprovado poderá realizar a segunda fase.

Exame OAB

Com as mudanças em torno do exame neste ano muitos candidatos se sentem prejudicados com as alterações, sendo que este novo modelo de prova dividido em duas etapas só pode ser realizado uma vez ao ano, portanto o candidato reprovado só poderá realizar uma nova prova no ano seguinte. Uma outra mudança que tem gerado polêmica é a proibição de consulta da legislação completa na segunda etapa do exame da OAB, que agora só realizará a segunda fase munido da legislação simples.

Quem pode participar do Exame OAB

Resultado Exame OAB

O Exame de Ordem dos Advogados do Brasil é direcionado a bacharéis em direito, que desejam exercer carreira de Advogado. Se não obtiver aprovação no exame não poderá exercer a profissão de advocacia. Para participar do exame da OAB é necessário que o candidato esteja formado na graduação de Direito, ou estar no último ano do curso e que a instituição em que estuda seja vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e que na região em que for prestar o exame possua um órgão eleitoral em que seu título de eleitor tenha sido emitido. Depois de todos os requisitos estarem dentro dos parâmetros é realizar a inscrição e se preparar nos estudos.

Índice de aprovação de candidatos no Exame OAB

Exame da ordem 2010

Depois da obrigatoriedade do exame da OAB desde 1994 para que o bacharel de Direito possa exercer a profissão de Advogado, o índice de reprovação tem aumentado, no qual teve anos em que 92 % dos candidatos que prestaram o exame obtiveram reprovação em uma das etapas ou nas duas. Mesmo com tantos índices de reprovação dos candidatos, todos os anos inúmeras inscrições são realizadas na expectativa de que possam ser aprovados e iniciar o exercício da profissão de advocacia. E que em alguns casos, existem pessoas que prestam o exame mais de duas ou três vezes até conseguirem aprovação. No entanto, os comentários de autoridades em torno do processo seletivo é a falta de preparo para realização da prova , e que este motivo tem sido o mais relevante para reprovação.

OAB 2013 Ordem dos Advogados do Brasil

Pesquisar