Estresse no trabalho

links patrocinados

Estresse no trabalho

Estresse no trabalho

O estresse é um estado psicológico que envolve diferentes tipos de ações dependendo de como o indivíduo lida com essa situação. Ou seja, uma pessoa pode se sentir pressionada, mais irritável, menos paciente, pode recorrer a ofensas verbais ou até mesmo físicas (em casos extremos), além de sentir o tempo todo que o seu desempenho não é valorizado ou o suficiente para se manter na posição que ocupa. Existem também diferentes situações que causam o estresse no profissional.

Alguns deles incluem: ambiente de trabalho competitivo sem recompensas, clima de corte de funcionários, chefe fazendo pressão constante, colegas de trabalho que fazem bullying e excluem o indivíduo, não estar satisfeito com a posição que ocupa, as responsabilidades da profissão ou ainda como as pessoas respondem às suas exigências. Outros exemplos incluem clientes com alto nível de exigência, mas sem especificidade em explicar o que procura (como ocorre frequentemente em agências de publicidade, design e outras áreas envolvendo o setor criativo).

Outros fatores envolvem a própria desvalorização da empresa: salário médio ou baixo, horas extras sem pagamento ou frequentemente exigidas, pouco ou nenhum benefício (plano de saúde, carteira assinada, etc.), tempo insuficiente de férias, manter o funcionário na mesma posição durante anos sem qualquer chance ou perspectiva de promoção, nepotismo para familiares e amigos do chefe e afins, equipe desmotivada, colegas de trabalho que não se dedicam tanto quanto você, entre muitos outros motivos.

Mais informações

Para tentar evitar esses problemas, algumas dicas incluem: ser mais paciente antes de se irritar com problemas pequenos, não deixar que esses problemas pequenos se acumulem e se repitam – virando grandes dificuldades e afetando o desempenho da empresa. Valorizar o diálogo, seja entre qualquer nível hierárquico na empresa, cultivar um espaço ou intervalo de descontração entre os funcionários que não envolva nenhum tópico relacionado ao trabalho.

Algumas das técnicas individuais que podem ajudar são: se dar uns dez minutos de descanso mental (tire uma soneca sentado, medite, acesse seu site de entretenimento favorito, ligue para seu amigo, leia um trecho de livro, coma um chocolate – mas se desligue completamente do que está fazendo profissionalmente). Nesse caso especificamente, a recomendação é sair do seu espaço de trabalho, para se concentrar em outra coisa de forma completa. O uso daqueles objetos feitos para serem apertados e amassados (como é o caso daquelas bolas com espuma dentro) pode ser uma boa opção para tratar o estresse que ainda não está em nível elevados.

Para evitar decisões sem reflexão, contar até dez já é um exemplo clichê, mas funciona: tente relaxar os ombros, respirar profundamente, pensar de forma aberta sobre a decisão que está tomando e suas consequências. Esteja consciente de que não há como prever todos os resultados, mas de que você está fazendo o possível para conseguir a melhor conclusão. Apenas isso já ajuda muito no futuro quando tiver que explicar suas escolhas, tendo elas dado errado ou não. O auto controle e a preparação diária são muito importantes para evitar o estresse e como ele pode afetar o seu rendimento no trabalho.

Fotos

Confira Fotos do Estresse no trabalho:

Estresse no trabalhoEstresse no trabalho
O estresse pode atrapalhar seu desempenho profissionalO estresse pode atrapalhar seu desempenho profissional
Vários fatores podem causar estresse no trabalhoVários fatores podem causar estresse no trabalho

Pesquisar
Artigos Relacionados