Estágio Serviço Social

links patrocinados

Estágio Serviço Social

Estágio Serviço Social

Serviço Social

As contribuições do serviço social incluem mais de uma ciência: sociologia, psicologia, economia, ciência política, antropologia e ética. Todas essas ciências estão ligadas ao humanismo. AS pessoas hoje constituem a solução de muitos problemas, e ao mesmo tempo, são causadoras de muitos dos problemas existentes hoje na sociedade.

Atualmente existem cursos de graduação que profissionalizam estudantes a estarem aptos a agir pela sociedade como profissionais especialistas em serviços sociais. Desde o período em que estão na graduação, os estudantes são incentivados a experimentarem sua futura profissão na prática através de estágio em serviço social .

Além de conseguirem viver o dia a dia de suas futuras profissões, o estagiário em serviços sociais pode colocar em prática as teorias vistas em sala de aula e muitas vezes, até ganhar uma bolsa de auxílio financeiro para realizar suas atividades.

Servico Social

Os estudantes podem fazer também trabalhos voluntários, que são muito bem vindos em comunidades pelo mundo todo. Através do trabalho voluntário, o futuro profissional de serviço social consegue presenciar várias realidades de sua vocação.

Estágios em Serviço Social

Geralmente, as vagas divulgadas para atuar em estágios na área de serviço social têm alguns pré-requisitos:

– Curso de graduação em serviço social em andamento;

– Atuar no segmento de filantropia que pode ou não estar vinculado a empresas privadas;

– Auxiliar famílias, pacientes, triagens, dar suporte em visitas residenciais dos profissionais já efetivados com quem os estagiários estarão aprendendo coisas novas diariamente;

Os requisitos variam bastante de acordo com o objetivo do estudante na hora de escolher o estágio e também com a cultura da empresa ou instituição para que estarão prestando serviço.

Um pouco de história

Estudantes de Servico Social

A origem do serviço social começou na Big Apple, New York. Os Estados Unidos mantém desde sempre uma economia liberal, com incentivos constantes a empresas privadas e aumento de lucros. A ascensão da classe burguesa começou a causar diferenças cada vez maiores entre as classes sociais. O proletariado da época era controlado pela burguesia, que ao perceber que os mais pobres necessitavam de maiores cuidados (leia-se controle).

Foi a partir daí que os profissionais de serviço social surgiram: da necessidade de controlar o proletariado de uma metrópole como New York. Com o passar dos anos, a profissão evoluiu e hoje representa um contingente de estudantes, trabalhadores e pesquisadores espalhados pelo mundo com o intuito de auxiliarem a sociedade em vários sentidos.

A Realidade

Contribuicoes do Servico Social

A regulamentação da profissão de Serviço Social é feita pelo órgão CRESS (Conselho Regional de Serviço Social). Essa profissão é regulamentada desde 1957 e até hoje atrai milhares de estudantes.

Os estudos dos serviços sociais garantem a seus estudantes as pesquisas e análises de valores que por vezes são esquecidos na sociedade moderna: cidadania, democracia, respeito à diversidade, qualidade… Esses princípios e valores fazem parte do caráter de cada pessoa, e de fato não podem ser ensinados como qualquer outra matéria.

Mas é fato que com mais estudantes se propondo a estudar e estagiar para se tornarem profissionais especializados na área de serviços sociais, vai fazer com que cada vez mais essas virtudes sejam valorizadas e espalhadas pelo mundo como possibilidades e esperança de sociedades melhor organizadas e com mais prosperidade.

Estagios em Servico Social Incentivos ao Servico Social

Pesquisar
Artigos Relacionados