Escola estadual

links patrocinados

Escola estadual

Escola Estadual

A rede estadual de ensino é constituída por escolas de ensino fundamental II e ensino médio, são gratuitas e pertencem ao Governo. Na maioria das escolas estaduais não há a necessidade de testes ou provas para seu ingresso, porém há o Colégio Estadual do Paraná que possui um ensino diferenciado e muito renomado, necessitando a realização de uma prova para selecionar seus alunos.

O diferencial das escolas estaduais é o ensino gratuito formado por professores concursados, os colégios estaduais oferecem desde as disciplinas mais comuns como português e matemática, às mais complexas como inglês e também algumas disciplinas relacionadas ao mini cultivo de frutas e vegetais para consumo durante as refeições realizadas no recreio.

Alunos Escola Estadual

Nas escolas estaduais os alunos possuem contato com todas as classes sociais, porque nestas instituições não há discriminação na hora da matrícula. Atendendo todo tipo de frequentadores os alunos aprendem noções de respeito e se acostumam a conviver com as diferenças sociais e culturais.

Questões religiosas também são muito vivenciadas através das escolas estaduais, uma vez que qualquer cidadão em idade escolar pode frequentá-las, o contato com inúmeras religiões fica muito visível durante um passeio pelas salas de aula e, até por isso a disciplina de ensino religioso foi excluída dos currículos destas escolas, por haver uma diversidade muito grande de religiões e os ensinamentos religiosos se basearem na religião católica.

Evasão Escolar

Professores da Escola Estadual

A evasão escolar se caracteriza pelo abandono das aulas, pelo aluno. A evasão pode fazer com que o aluno se atrase em relação aos demais ou mesmo desista de estudar, frente às dificuldades de um retorno. As estatísticas frente à evasão escolar são alarmantes, cerca de um milhão e meio de alunos que começam a cursar a primeira série, abandonam suas escolas antes mesmo de concluir a quarta série.

Dentre as causas de abandono escolar nos primeiros anos escolares estão: as condições econômicas, muitos alunos não possuem dinheiro para o transporte, para comprar os materiais escolares e tampouco os uniformes. A baixa qualidade no aprendizado, devido à falta de alimentação os alunos acabam desenvolvendo desnutrição e isso atrapalha o rendimento escolar, fazendo com que o aluno desista se sentindo inferior aos demais.

Aprendizado na Escola

Outra causa muito preocupante de evasão, são as questões geográficas, isto é, o aluno mora muito longe da escola e isso faz com que ele desista, pois precisa enfrentar trajetos muito longos a pé e sozinhos e isso segundo os pais, é muito perigoso.

Nas séries finais (ensino médio), os principais motivos que causam as evasões escolares são a ajuda aos pais, como os pais são muito pobres alegam necessitar da ajuda financeira dos filhos, que ao não conseguir manter escola e trabalho, abrem mão da escola. Outro motivo é a formação de família, como estão numa fase de namoro, acabam ou engravidando ou engravidando as namoradas e precisam desistir dos estudos para se dedicar às suas novas famílias e por último, há uma maior falta de interesse pois os alunos se sentem pressionados a conseguir emprego e acabam achando chato ter que se dedicar a algo, que na mente deles não os levará a lugar nenhum.

Mudancas na Escola Estadual Formacao pela Escola Estadual

Pesquisar
Artigos Relacionados