Esclareça possíveis dúvidas sobre a acne

links patrocinados

Esclareça possíveis dúvidas sobre a acne

As acnes são o tormento para qualquer pessoa, principalmente na fase da adolescência. Mas, há muitos homens e mulheres que ainda sofrem com o problema mesmo na fase adulta. E para lidar com esse terrível problema é preciso primeiramente entender os fatores e as causas dos grandes responsáveis pelo aparecimento dos cravos e das espinhas.
Além disso, ao contrário do que se pensa, até mesmo a alimentação pode influenciar nesse processo. Esclareça possíveis dúvidas sobre a acne.

Diferenças da acne na adolescência e na fase adulta

Esclareça possíveis dúvidas sobre a acne Acne

Do ponto de vista clínico, não existe nenhuma diferença entre a acne na adolescência e a acne na fase adulta, já que as lesões causadas são muito semelhantes. Mas, na adolescência, a acne é auto limitada, o que significa dizer que ao redor da terceira década ela tende a se curar automaticamente, já que sua causa é a própria condição genética do indivíduo.

Já a acne na fase adulta é na verdade uma questão e condição associada às questões hormonais. No caso de mulheres, esse problema acontece principalmente por causa das alterações hormonais ovarianas. Em geral as principais razões para o aparecimento da acne na fase adulta são os cistos ovarianos, mas algumas vezes, a utilização de medicamentos anti-inflamatórios, anticoncepcionais, quimioterápicos e corticoides podem ocasionar o início deste quadro.

Dúvidas sobre a acne

Como se formam a espinha?

As acnes e espinhas se formam porque há o entupimento do ducto que é o responsável por drenar o sebo produzido pelas glândulas sebáceas para a superfície da pele. Esta rolha de ceratina recebe o nome de cravo, que acaba se inflamando e deixando as lesões pustulosas e avermelhadas. Essa rolha secundária a essa primeira irritação do sebo possui uma composição bem diferente e mais irritativa do que de uma pessoa normal.
Vale ressaltar que o aparecimento das acnes sofre influência da herança genética. Por isso, filhos de pais com acne têm mais chances de terem acne na vida do que aqueles filhos de pais sem acne.

Esclareça as dúvidas sobre a acne

Confira mais

Existem cinco graus de acne. No grau 1 há o predomínio de cravos. No grau 2 há a predominância de pus e de pontos vermelhos. No grau 3 há o predomínio de cistos. No grau 4 aparecem ductos pustulosos e cistos. No último grau, o grau 5 há sintomas gerais, como mal estar, febre e dores no corpo.
Em geral, as mulheres sofrem mais com as acnes, por causa exatamente dos distúrbios hormonais ovarianos.

Esclareça possíveis dúvidas sobre a acne - saiba mais

Tratamentos adequados e áreas do corpo em que as acnes costumam aparecer

Na fase adulta, o surgimento da acne geralmente se dá e se limita ao rosto, principalmente na região da mandíbula.

Para tratar a acne primeiramente deve-se detectar se o aparecimento das mesmas é decorrente dos cistos ovarianos ou da utilização de algum medicamento. Vale ressaltar que qualquer tipo de tratamento deve ser prescrito por um dermatologista. Somente ele poderá dizer o tipo de tratamento adequado de acordo com a gravidade de cada caso e quadro.

Pesquisar
Artigos Relacionados