Esaf Fazenda

Esaf Fazenda

Esaf Fazenda

Sobre a Esaf Fazenda

Situada na Rodovia DF-001, Km 27,4, Lago Sul, no Distrito Federal, está a Escola de Administração Fazendária (Esaf). Essa escola faz parte da estrutura organizacional do Ministério da Fazenda e realiza concursos para o provimento de diversas vagas na gestão financeira pública.

Com início oficial em 1975, a Esaf vem selecionando e capacitando uma infinidade de profissionais para o desempenho de suas funções no setor público. Hoje, com a expansão da escola, também estão disponíveis cursos de educação a distância.

História

As primeiras tentativas de criar cursos que visavam aperfeiçoar os funcionários do Ministério da Fazenda aconteceram em 1945. Vinte e dois anos mais tarde, em 1967, foi fundado o Cetremfa (Centro de Treinamento do Ministério da Fazenda). Anos depois, esse órgão passou a se chamar Escola de Administração Fazendária.

O regimento interno da escola teve sua aprovação em 1976 e, a partir daí, tornou-se parte do sistema de Educação Permanente. Atualmente, a Esaf ainda realiza concursos de monografia, cursos de pós-graduação e mestrado.

Processo Seletivo

Para fazer parte do grupo de pessoas que gere as finanças públicas, é necessário, primeiramente, que o candidato seja aprovado no concurso público de âmbito nacional. Após essa fase, a Esaf fornece os Cursos de Formação, no qual o candidato poderá se familiarizar com o serviço público e ficar preparado para assumir as responsabilidades e deveres do cargo que assumirá.

Complexo Educacional

Por conta de sua infra-estrutura, instalações físicas e qualidade de profissional, a Escola de Administração é considerada o maior complexo educacional desse ramo no Brasil. Com a finalidade concretizar eventos e programas, firmar parcerias financeiras ou técnicas, a escola também promove a ajuda mutua entre os funcionários da parte técnica e os clientes.

Mesmo estando sediada no Distrito Federal, fazem parte da escola dez Centros Regionais de Treinamento. Minas Gerais, Paraná, Pará, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Paraíba, Amazonas e São Paulo compõem os estados que possuem jurisdição.

Unidades

As unidades a seguir são integrantes da Esaf: Prefeitura, Centro Estratégico, Diretorias, Diretoria-geral Adjunta e Diretoria-Geral. O atual diretor geral é Mauro Sérgio Bogéa Soares e os diretores-geral adjuntos são João Dias Neto e Ana Maria Ribeiro dos Reis.

GD Star Rating
loading...
Esaf Fazenda, Nota: 1.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados