Erros cometidos ao fazer a reciclagem

links patrocinados

Erros cometidos ao fazer a reciclagem

Você acha que faz todo o processo de reciclagem corretamente e que isso só faz bem ao planeta? Você pode estar errado. Confira alguns dos erros cometidos ao fazer a reciclagem.

Colocando os materiais no local errado: contaminação

Um dos piores erros cometidos ao fazer a reciclagem é não fazer a separação dos materiais de forma correta, o que ser bastante prejudicial para quem trabalha com a reciclagem propriamente dita. Muitas pessoas acabam jogando produtos tóxicos e com risco de contaminação dentro das lixeiras de coleta seletiva, o que pode tornar todo o restante dos materiais também inutilizável.

Erros cometidos ao fazer a reciclagem Conheça os erros cometidos ao fazer a reciclagem

Pilhas, seringas, latas de tinta, componentes radioativos e substâncias tóxicas como o chumbo e o mercúrio precisam de um descarte diferente, em locais que direcionam esses produtos para um descarte mais sustentável. Entre os erros cometidos ao fazer a reciclagem, nunca insira esses materiais do mesmo local, já que até mesmo o produto final pode ser imensamente prejudicado.

Confira os erros cometidos ao fazer a reciclagem

Erros cometidos ao fazer a reciclagem: existem plásticos não recicláveis

Outro dos comuns erros cometidos ao fazer a reciclagem é achar que todos os plásticos podem ser reciclados. Dos sete tipos de plásticos existentes em nosso dia a dia, somente dois podem ir para a lixeira de reciclagem, já que os outros vão prejudicar o processo da coleta e reutilização do material. Garrfas pet, copos e talheres plásticos, tampas, sacolinhas, embalagens no geral e frascos de produtos podem ser reciclados.

Entre os erros cometidos ao fazer a reciclagem, não coloque no cesto bandejas de plásticos, objetos de isopor ou espuma plástica, além de embalagens que possuem metal por dentro, como de molhos de tomate e café. O acrílico também não pode passar por esse processo de coleta seletiva.

Saiba os erros cometidos ao fazer a reciclagem

Substâncias que contaminam a atmosfera

O processo de reciclagem tem o melhor objetivo o possível para ajudar o planeta, mas nem sempre isso ocorre e a poluição da atmosfera pode ocorrer nesse processo. Entre os erros cometidos ao fazer a reciclagem está o de usar caminhões como transporte para esses materiais, já que esses automóveis liberam dióxido de carbono no ar, o que é totalmente prejudicial a sua qualidade.

Apesar de o transporte ser necessário, criar alternativas mais sustentáveis precisa ser uma saída para quem entremos no âmbito dos erros cometidos ao fazer a reciclagem. Com o aumento da consciência das pessoas e empresas, o número de caminhões nas ruas também aumenta, o que vai contra os princípios de ajuda ao meio ambiente. Prefira levar sua reciclagem a locais de tratamento próximos de sua casa.

Erros cometidos ao fazer a reciclagem - saiba mais

Erros cometidos ao fazer a reciclagem: consumo está aumentando mais que a reciclagem

Não reciclar o suficiente na sociedade é também um dos erros cometidos ao fazer a reciclagem. Existem demanda para isso, mas o consumo é cada vez maior, o que ainda exige que haja desmatamento de árvores para criar papel, refinamento do petróleo para criar o plástico e etc. Os sistemas de reciclagem precisam ficar mais modernos e sustentáveis para que o seu propósito seja cumprido.

Pesquisar
Artigos Relacionados