Ensino Básico

links patrocinados

Ensino Básico

Ensino Básico

Ensino básico é direito de todo cidadão brasileiro

Se trata de direito constitucional que todo cidadão tenha acesso a educação, saúde e moradia, entre outros. Estes elementos constituem os princípios de cidadania aos quais todas as pessoas devem ter acesso. O ensino básico é obrigatório para todas as pessoas por parte do Governo.

Estudar envolve fazer parte do mundo, obtendo pensamento crítico, sendo capaz de ver e pensar de maneira própria. A ausência de ensino básico afeta diretamente a qualidade de vida de uma pessoa, com relação a sua qualidade de vida e a sua família. Empregos, acessibilidade à saúde e outras possibilidades que só podem ser utilizadas por pessoas que possuem o ensino básico se tornam impossíveis quando o cidadão não tem acesso à educação.

O ensino básico no Brasil se divide em três áreas, sendo o ensino infantil, fundamental e médio, com uma duração média de 18 anos.

Ensino infantil é o primeiro passo para inserção das crianças na sociedade

Educacao basica

A partir do momento em que nascem, até os três anos, crianças já podem iniciar o ensino básico a partir de creches. Além de atividades recreativas, as creches realizam a educação de comportamento inicial para as crianças aprenderem o convívio social.

O ensino básico infantil parte então, aos quatro e cinco anos, para a pré escola, onde as primeiras noções sobre educação, como a alfabetização e o aprendizado de contas. Na pré-escola, as noções de convívio com semelhantes colabora para que as crianças compreendam diferenças. Além do ensino básico, a pré-escola mostra os primeiros ideais de valor de convívio e respeito com os outros.

Ensino básico fundamental constrói raciocínio cidadão

Ensino basico fundamental

O primeiro ano, quando a criança possui seis anos de idade, já põe em prática a educação infantil. O objetivo é que a criança já comece a ler, contar, e passe a aprender história, ciências e geografia. Até o nono ano, em que o aluno já possui cerca de 14 ou 15 anos, sua formação fundamental de inserção e pensamento crítico para o exercício de cidadania estão compostos.

O ensino básico fundamental é obrigatório por parte do governo, através de escolas municipais e estaduais. A demanda, de acordo com a população de um município, deve atender a todas as crianças e adultos que precisam do ensino. Mesmo com instituições privadas, ainda é responsabilidade do governo que pessoas com menos poder aquisitivo também tenha acesso ao ensino básico fundamental.

Ensino médio prepara jovens para ensino superior e mercado de trabalho.

Aprendizado no Ensino basico

Os três anos que compõem o ensino básico médio são de importância para o aprendizado avançado em todas as áreas de educação, para que o jovem esteja preparado para o trabalho e o estudo no que mais lhe interessar. O ensino inicial das áreas de exatas, humanas e biológicas fornecem a base para os conhecimentos mais profundos a serem adquiridos pelos alunos.

Embora o ensino básico seja composto por essas três fases, até que o jovem complete 17 ou 18 anos, é também de responsabilidade do governo que esse ensino seja digno o suficiente para a entrada dos estudantes em instituições públicas estaduais e federais de ensino superior.

Ensino basico nas escolas Ensino nas escolas

Pesquisar
Artigos Relacionados