Ensino à distância

links patrocinados

Ensino à distância

Ensino à distância

Sobre o Ensino à distância

Investir em cursos de ensino à distância pode ser uma boa alternativa para quem não encontra tempo para freqüentar uma faculdade nos horários habituais. Hoje, vários cursos já garantem a formação e a experiência que você precisa para dar um passo a mais na sua carreira.

Horários do Ensino à distância

Mais do que a liberdade de horários de estudo, esses cursos de ensino à distância têm características específicas. Em geral, são criados para as pessoas que moram longe das áreas próximas a escolas e universidades; ou não dispõem de tempo, transporte ou uma rotina fixa.

Por isso, se você enfrenta alguma dessas situações mas possui disciplina e vontade de aprender, vale a pena investir. Além de contar com material e uma metodologia diferenciada, muitos dos cursos de ensino à distância disponibilizam atendimento virtual com professores para que você possa tirar suas dúvidas sempre que precisar.

Cuidados com o Ensino à distância

Mas, antes de se optar por um determinado curso de ensino à distância, é bom estar atento a algumas questões que, respondidas, podem trazer mais segurança ao seu investimento:

  • Qual a duração do curso;
  • Qual o histórico da instituição;
  • Como é realizado o sistema de avaliação dos alunos;
  • Como o aluno é atendido em caso de dúvidas em relação ao conteúdo de estudo;
  • Qual a postura do MEC (Ministério da Educação) em relação a instituição.

Regulamentação do Ensino à distância

A regulamentação do ensino à distância ocorreu em 1999. Hoje, há pelo menos 215 cursos reconhecidos pelo MEC que atendem nessa modalidade. Uma chance para quem deseja aumentar seus conhecimentos e estar mais capacitado para o mercado de trabalho.

EAD Gratuito

EAD Gratuito

Sobre o EAD Gratuito

Um dos setores que tem recebido grande atenção nos últimos anos é o da educação. Não só pelo governo, a partir de investimentos com dinheiro público e políticas de acesso às escolas e laboratórios de inclusão, mas o setor privado também vem oferecendo mais opções para que a população possa estudar. Afinal, este é um segmento q dá retorno com a qualificação da pessoa e o crescimento profissional.

Conciliação integral

Ao tentar atingir o público que já trabalha e, portanto, não tem tempo para frequentar as aulas presenciais, as instituições de ensino vem apostando no Ensino a Distância (EAD). Desse modo, o aluno matriculado em algum curso do EAD pode participar das aulas explicativas pelo computador, acessando a sua página pessoal na qual ficam publicados os conteúdos referentes a cada ensino.

O mais comum é encontrar quem trabalhe período integral para ajustar o aprendizado nas horas vagas. Assim, a pessoa não precisa fazer uma escolha entre os estudos e a vida profissional. Porém, o aprendizado depende muito mais do aluno, pois exige mais dedicação e controle para acompanhar corretamente o material.

Além disso, não são somente instituições de ensino superior que podem ministrar os cursos a distância. Até mesmo por que, nem todos são complementares à graduação. Alguns podem ser ministrados independente de qual tenha sido a formação acadêmica prévia do aluno interessado.

Facilidade de acesso

Para facilitar ainda mais a vida de quem tem interesse em participar do EAD, alguns cursos ofertados são totalmente gratuitos. Instituições como o Sebrae e o Senai são conhecidos nacionalmente por ofertarem várias opções de cursos que colocam em maneiras práticas como que as pessoas podem buscar outro caminho na profissão.

Justamente por ser pela internet, quem está com vontade de começar um novo curso, mas sem ter que frequentar as aulas, pode procurar na rede pela instituição que mais lhe agrada. Assim, antes de se comprometer, o internauta pode procurar por aquilo que se encaixa melhor nas suas necessidades.

Portanto, para encontrar o seu EAD gratuito que realmente é aquilo que você procura, basta uma rápida busca na internet. Quando se interessar por algum, é só fazer a matrícula e começar a estudar.

Pesquisar
Artigos Relacionados