ENEM INEP

links patrocinados

ENEM INEP

ENEM INEP

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais), que pertence ao Ministério da Educação (MEC). O objetivo do teste é medir a qualidade do sistema educacional público e particular no Brasil, oferecendo relatórios e dados sobre o aprendizado. Além disso, é uma das oportunidades para o ensino superior para os jovens, sendo que em alguns casos substitui o vestibular em algumas instituições.

Provas do ENEM

O teste é anual e ocorre geralmente no mês de outubro, com gabaritos logo após a prova, porém as notas finais (que incluem a redação) são enviadas individualmente aos alunos até o começo do mês de janeiro. Esse período bate também com o resultado de vestibulares em todo o país, sendo que algumas universidades incluem o ENEM pelo menos parcialmente para aumentar a nota.

A maioria das notícias envolvendo as provas resultaram em polêmica, devido a pouca segurança das questões, temas de redação e até mesmo documentos particulares dos inscritos. Por esses motivos, o ENEM hoje é visto por muitas pessoas com certa desconfiança, perdendo inclusive a credibilidade. Jovens de todo o Brasil questionaram a correção de suas redações ou se sentiram frustrados devido ao fato de outros estudantes terem feito mais de uma prova ou já saberem as questões com antecedência – todos esses aspectos dão uma impressão de injustiça, como se a interpretação fosse extremamente relativa e pessoal, podendo afetar inclusive o equilíbrio da avaliação.

As características gerais das questões do ENEM também possuem um perfil específico já reconhecido pelos alunos: perguntas bem longas, se concentrando mais na interpretação de texto e se apegando a detalhes ou pegadinhas. Além disso, aborda com freqüência temáticas de acontecimentos recentes (a chamada geopolítica ou compreensão da realidade, com suas influências e consequências no Brasil ou restante do mundo).

Sobre o INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira atua em diferentes áreas contribuindo para a melhoria do ensino de forma geral no Brasil, incluindo: censos escolares, censo do ensino superior, avaliação de cursos superiores (autorização para continuar, índice comparativo com nota entre as instituições, etc.), avaliação das instituições como um todo, além do Exame Nacional Para Certificação de Competências (Encceja) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O INEP existe desde 1937, tendo aos poucos aumentado sua área de atuação e as exigências para determinar a qualidade das escolas e faculdades brasileiras. Conseguiu alterar também os métodos de acordo com a época, não deixando avaliações ultrapassadas afetarem as notas dadas para as instituições.

A partir dos anos noventa se concentrou principalmente em implementar seu sistema de avaliação. Atualmente, conta com mais de trinta cargos de liderança nos mais diferentes segmentos educacionais, tendo sua sede no Distrito Federal, porém com representantes em todos os estados, que tem como função visitar as universidades ou escolas e preparar relatórios a partir de entrevistas e conversas informais, além de contribuir na hora do preparo de exames para alunos, seja do ensino básico ao superior, e dando seu parecer final quanto a competência e estrutura do curso ou local.

Fotos

Confira Fotos do ENEM INEP:

Enem InepEnem Inep
Aplicação das provas do EnemAplicação das provas do Enem
Exame Nacional do Ensino MédioExame Nacional do Ensino Médio

Pesquisar
Artigos Relacionados