ENEM 2014 INEP

links patrocinados

ENEM 2014 INEP

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou simplesmente Enem, é uma importante prova realizada pelo MEC (Ministério da Educação) desde 1998. Em seus primeiros anos, a prova tinha um caráter quase ilustrativo, servindo para analisar o nível de conhecimento dos alunos que estavam terminando o Ensino Médio. Algumas instituições de ensino superior também utilizavam a nota do Enem em seus vestibulares, mas apenas de maneira complementar, oferecendo uma pequena pontuação extra de acordo com a nota no exame.

A partir de 2009, entretanto, o Enem começou a se tornar um exame de extrema importância. Com ele, os candidatos podem ingressar em boa parte das instituições de ensino superior da rede pública, eliminando a necessidade do vestibular tradicional.

Primeira versão do Enem

ENEM 2014 INEP ENEM 2014 INEP - saiba mais

Durante dez anos, entre 1998 e 2008, a prova do Enem era aplicada em um único dia. O exame possuía 63 questões e permitia apenas o acesso indireto dos estudantes ao ensino superior, através do sistema mencionado acima. Também era possível, neste período, utilizar a nota do Enem como critério para a aquisição de bolsas de estudo pelo ProUni.

ENEM 2014

Nova versão do Enem

De 2009 pra cá, a prova do Enem passou por uma reformulação profunda, visando a integração nacional de boa parte dos concursos vestibulares da rede pública. Assim, a prova do Enem foi completamente alterada, aumentando seu nível de dificuldade. O exame, atualmente, é composto por 180 questões, mais uma prova de redação. Devido a este aumento de conteúdo, o Enem agora é realizado em dois dias.

Integrado à plataforma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), O Enem oferece acesso a um grande número de cursos em instituições públicas de ensino superior. Com o Sisu, os candidatos selecionam dois cursos e, caso atinjam a nota de corte, passam a figurar na lista de aprovados. As instituições vão realizando diversas chamadas, até que as turmas estejam completas.

INEP

Prova do Enem em 2014

Nos últimos anos, a prova do Enem gerou alguma polêmica, graças a uma série de problemas que aconteceram na logística do exame. Em 2009, por exemplo, algumas questões da prova vazaram da gráfica onde o exame foi impresso. Devido a este obstáculo, o Enem daquele ano só pôde ser realizado dois meses depois da data prevista. Em 2010, além de um vazamento de questões, aconteceram também problemas de impressão em parte dos cadernos.

Contudo, após um investimento maciço do Ministério da Educação, a segurança da prova do Enem foi consideravelmente reforçada. Em 2013, por exemplo, os problemas relacionados à prova foram todos dentro do esperado, como eliminação de alunos que tiraram foto da prova ou estudantes que não chegaram a tempo de entrar nas salas do exame.

Confira ENEM 2014 INEP

Saiba mais

Por isso, o Enem de 2014 não deve apresentar grandes mudanças em relação à última edição. A prova é realizada nos meses finais do ano, geralmente em um final de semana de outubro. Portanto, se você pretende fazer o Enem de 2014, fique atento aos prazos de inscrição em sua escola ou na página oficial do Ministério da Educação.

Pesquisar
Artigos Relacionados