ENEM 2012 INEP

links patrocinados

INEP ENEM 2012

INEP ENEM 2012

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, conhecido por Inep, é o responsável pela elaboração das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. além disso, o Inep ainda realiza diferentes estudos e aplica projetos na área da educação do brasil.

Tanto o Inep quando o Enem soa mantidos pelo Ministério da Educação. O Inep foi escolhido como responsável por administrar o Enem e ainda escolher as empresas e instituições responsável pela aplicação e distribuição da prova.

O Enem é uma prova utilizada para avaliar estudantes do Ensino Médio e também como uma maneira de comprovar que a pessoa já conclui o ensino médio. Atualmente ela possui diferentes usos, sendo possível ingressas em universidade apenas com a nota do Enem, sem a necessidade de realizar vestibulares.

Prova Enem 2012

Até 2011 o Enem era realizado apenas uma vez ao ano, e servia como critério de avaliação de diversas universidades. Algumas instituições de ensino superior optavam por dar bônus ao candidato de acordo com a nota do exame ou ainda selecionar para a segunda fase ou como seleção total, através do Sistema Unificado de Seleção, o Sisu.

Em 2012, o Ministério da Educação infirmou que irá aplicar pelo menos duas vezes o Enem. isso será necessário para todos os estudantes que desejam ingressar em universidades publicadas através do Sisu, que utiliza a nota apenas da última edição do Enem.

A prova do Enem é formada por 90 questões que abordas todas as disciplinas que fazem parte do ensino médio. Além disso, o candidato deve produzir uma redação sobre o tema proposto do exame. A pontuação vai de 0 a 100, sendo que para poder pontuar o candidato não pode ter zerado a redação.

Inscrições Enem 2012

As inscrições para o Enem deve ser feitas exclusivamente pela internet através do site do Inep. Todos os editais de publicação sobre período e inscrição, valor da taxa de inscrição, datas das provas e características das questões estão disponíveis para download na página eletrônica.

Enem 2012 Data

Enem 2012 Data

Criado em 1998, o Enem (sigla para Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado para avaliar a aprendizagem do ensino médio nas escolas brasileiras, tanto públicas quanto particulares. Através de perguntas abrangendo todo o currículo escolar do Ensino Médio, ele avalia os conhecimentos adquiridos e a capacidade de interpretação dos estudantes.

Devido à sua grande importância e seu método diferenciado, algumas universidades do Brasil decidiram utilizar o Enem também como parte do processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação, ou seja, a nota do Enem começou a contar pontos no vestibular. No início a inclusão da nota era facultativa, mas após uma decisão do Governo Federal, todas as instituições federais de ensino passaram a utilizá-la como processo eliminatório, e as estaduais como porcentagem da nota.

Esse processo de unificação do Enem com o vestibular começou no ano de 2009, e com ele surgiu também um novo processo seletivo para a entrada nas universidades: o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Atualmente, o Enem é utilizado por mais de 500 instituições de ensino superior como critério de seleção. Além das vagas regulares nas universidades, a nota do Enem vale também para a seleção do ProUni e para aqueles que precisam tirar certificado do ensino médio.

Enem: reformulação

Por causa de todas essas mudanças, a prova do Enem também precisou passar por uma reformulação. Desde 2009 a prova é realizada em dois dias, e contém 180 questões – mais a redação e a prova de línguas. No primeiro dia são feitas 90 questões, e no segundo, o restante. Com a pontuação obtida no Enem, o candidato se inscreve, através do Sisu, no curso e na universidade que deseja ingressar.

Datas do Enem 2012

Recentemente, uma polêmica decisão envolveu o Enem: devido a algumas falhas ocorridas no exame nos últimos anos, começou-se a exigir do Ministério da Educação que o Enem divulgasse a todos os alunos o resultado da nota da redação, bem como a correção da mesma, o que sobrecarregou o MEC e fez com que a edição do Enem 2012 – que estava prevista para acontecer nos meses de abril e novembro – fosse reavaliada.

Nas últimas semanas, o MEC anunciou que não sabe se a prova do mês de abril ocorrerá, como era previsto. Mas nada ainda foi decidido. Inicialmente, a prova aconteceria nos dias 28 e 29, além da edição de novembro, ainda sem data definida.

Pesquisar
Artigos Relacionados