EmaterPR: Concurso Público 2013
A Emater – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural- Emater está abrindo novo concurso para 2013. As vagas são para diversas áreas de atuação para cargos do nível superior, técnico e médio. No total são 700 cargos que deverão começar a assumir seus postos ainda no ano de 2013. O certame foi autorizado no dia 21 de março por Beto Richa, governador do Paraná. O edital ainda não foi aberto, mas a previsão é que no máximo em 15 dias já esteja disponível.
Como se inscrever e vagas
As inscrições ainda não foram abertas mas estarão disponíveis pela internet assim que o edital for aberto.
Ao todo são cerca de 700 vagas para profissionais da engenharia de alimentos, engenharia florestal, engenheiro agrônomo, engenheiro de pesca, assistente social, médico veterinário, economista doméstico, zootecnista e técnico em agropecuária. Além das contratações, 300 colaboradores cedidos pelo Poder Executivo deverão atuar no setor administrativo da Emater.
Emater programa de demissão voluntária
Ainda aliado ao concurso foi aberto o programa de demissão voluntária que deve reduzir os gastos com pessoal em R$ 15 milhões. Com isso será possível realizar o concurso para novas contratações. A medida deve ser aderida por uma margem de 300 colaboradores que já se aposentaram e ainda atuam na Emater. O Programa ira atuar cerca de um ano para que haja tempo para todos os técnicos aposentados se desligarem da empresa e repassarem suas funções para os novos contratados. A média das idades do colaboradores da Emater é de mais 50 anos, com mais de 30 anos atuando na instituição
A Emater
A Emater foi criada no ano de 1956, para atuar no Serviço de Extensão Rural do Paraná. Na época denominada Escritório Técnico de Agricultura- ETA Projeto 15 a unidade atuava em sete unidades instaladas nas cidades de Campo Largo, Rebouças, Prudentópolis, Toledo, São Mateus do Sul, Foz do Iguaçu e União da Vitória. Na época o quadro de funcionários era formado por onze técnicos sociais e nove engenheiros agrônomos.
No decorrer dos anos o Projeto 15 foi extinto e várias instituições do ramo da agricultura se interessaram pelo trabalho e começaram a apoiar o projeto, que em 1959 passou a se chamar ACARPA- Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná, que não visando o lucro tinha apenas o interesse de seguir com a realização do projeto.
Foi só no ano de 1977 que foi fundada a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural- EMATER dando continuidade ao trabalhoda ACARPA. Porém no ano de 2005 a instituição que era uma empresa pública tornou-se autarquia e então mudou para Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Agora aos 50 anos de história no Paraná a instituição está presente em todo o estado começou com a atuação no âmbito de pesquisa, educação, produção pecuária e agrícola além do investimento na conservação dos recursos da natureza, hoje em dia muito mais que isso a Emater é responsável por atuar em todas as cidades paranaenses oferecendo o atendimento e apoio necessário para os agricultores.