Efeitos sonoros

links patrocinados

Efeitos sonoros

Efeitos Sonoros

O que seriam dos filmes, games e programas de televisão sem os efeitos sonoros? Os efeitos sonoros são sons e músicas temáticas que ilustram uma cena, a ação de um personagem, uma reviravolta na trama. Servem para impactar o espectador e são fundamentais para se criar um clima de expectativa nos programas.

O que são os efeitos sonoros

Os efeitos sonoros, ou efeitos de áudio, ou ainda FX, são os sons criados e editados artificialmente para dar ênfase à determinada cena em um game, peças de teatro e musicais, programas de televisão, filmes, séries, anúncios publicitários, programas de rádio, etc.

Desde a era do rádio, assim como em toda a história do cinema, os efeitos especiais foram primordiais. Talvez seja possível dizer que uma cena de um filme estaria incompleta sem o recurso de efeitos especiais. Cada parte de uma gravação cinematográfica é gravada separadamente e editada depois. Assim, os diálogos, os efeitos sonoros e a música são camadas distintas que compõem a cena.

Entre os sentidos humanos, a audição cria um impacto sem igual quando se tenta compreender um contexto. Com os efeitos sonoros, o espectador é arrebatado para dentro da cena, envolvido nesta dimensão sensorial que a transcende.

Como são feitos os efeitos sonoros

O que sao Efeitos Sonoros

Em um filme, por exemplo, os efeitos sonoros são editados após a construção da cena. Isso porque os efeitos sonoros não podem entrar em conflito com algum diálogo, trilha musical e com outros efeitos. A compreensão auditiva precisa ser equilibrada e harmônica.

Quando uma cena está sendo gravada, um microfone capta todos os sons naturais da ocasião. Posteriormente, esta gravação é corrigida: os ruídos são eliminados e os sons que se quer no áudio são amplificados. Outros sons são incorporados para que o áudio fique perfeito. Os técnicos, engenheiros e editores de som são os responsáveis por esta função.

No caso dos jogos de videogame, uma mistura de sons inusitados, vozes de atores e efeitos artificialmente criados no computador compõem a gravação do efeito sonoro. Da mesma forma como foram produzidos nos primeiros filmes sonorizados do cinema, objetos como comida e panelas, além de atores profissionais, foram utilizados na produção da sequência de efeitos sonoros – tudo editado por programas avançados de edição de áudio.

Início

Efeitos Sonoros nas musicas

Em 1929, Jack Foley inseriu no filme mudo Show Boat, baseado em um musical de grande sucesso na Brodway, uma grande variedade de sons. Foi um marco para o cinema e para os efeitos sonoros, pois foi a primeira vez que se teve a dimensão sonora das cenas.

Na era do rádio, com as tramas que iam ao ar ao vivo, o apelo pelos efeitos sonoros era bem grande e estes eram realizados de forma improvisada paralelamente, com objetos que imitavam os sons originais – o que mexia com a imaginação dos ouvintes.

Os personagens, a trama e o efeito sonoro

Como fazer Efeitos Sonoros

Os efeitos sonoros constituem o plano de fundo e a ambientação dos personagens numa trama – fazendo com que o espectador também participe e perceba o que esta sendo transmitido. Cada personagem, cada gênero, cada tipo de cena possui um efeito sonoro distinto.

Lembre-se do som do casco de cavalo de um príncipe ao resgate de uma princesa, dos passos do Homem de Ferro trincando o chão, do Godzilla destruindo a cidade – essas sensações auditivas que lhe vêm a memória foram produzidas em estúdio.

Misturas no som Efeitos no audio

Pesquisar
Artigos Relacionados