Efeito Estufa

links patrocinados

Efeito Estufa

Efeito Estufa

O efeito estufa, nada mais é que o aumento das temperaturas terrestres seja através da emissão de gases ou do desmatamento das florestas que constituem no filtro desses gases lançados na atmosfera. Os principais problemas com o aquecimento desordenado da temperatura do planeta consistem num derretimento das geleiras e os possíveis desaparecimentos de algumas regiões litorâneas. Os principais gases que contribuem para o efeito estufa são: o dióxido de carbônico, metano, monóxido de carbono, entre outros.

O efeito estufa também é responsável pela existência de vida no planeta Terra, porque se o planeta não possuísse calor nenhuma espécie poderia sobreviver e se manter. Porém o que está acontecendo é que este calor está ocorrendo de maneira desordenada, e os gases estão isolando o planeta de forma que o calor tem aumentado nos últimos anos.

Causas do Efeito estufa

Dentre os problemas previstos para os próximos anos, está o desaparecimento de algumas espécies de plantas e animais, bem como o derretimento de algumas geleiras que causará o desaparecimento de ilhas e regiões banhadas pelo mar. Furacões, maremotos e enchentes serão acontecimentos corriqueiros, causando a morte e a destruição em muitas cidades.

A agricultura será afetada ocasionando na diminuição da produção de muitos alimentos e matérias-primas, esta elevação de temperatura no mar poderá ocasionar numa nova rota para as correntes marinhas ocasionando na morte de muitos peixes e animais marinhos em geral, provocando um desequilíbrio no ecossistema.

Soluções

O que e o Efeito estufa

As soluções para os problemas do aquecimento global consistem basicamente na preservação da natureza, sobretudo das árvores que são o pulmão do nosso planeta. Havendo a preservação das áreas verdes, esses gases que são lançados diariamente na natureza poderiam ser filtrados e seria possível uma redução do acumulo deles na camada atmosférica, sendo liberados e havendo um controle das chuvas, ventos e do calor. Outra medida se deve ao uso de gases poluentes, que precisam ser controlados. As indústrias e os automotivos em geral, necessitam adotar novos combustíveis mais naturais, para que suas emissões na atmosfera não prejudiquem a camada de ozônio.

Algumas Ongs e o próprio Governo de alguns paises já estão se reunindo para resolver esta questão dos gases, modificando suas composições e mesmo utilizando novas formas de realizar as tarefas das indústrias e da locomoção dos automotivos. Algumas medidas podem começar dentro dos lares das pessoas, como a utilização de sacolas que pode começar a ser abolido uma vez que estas sacolas de compras possuem CFC na sua composição, a compra de eletrodomésticos sustentáveis, ou mesmo o desuso de spray de todos os tipos.

Efeito estufa no mundo

Reciclagem

A reciclagem é o termo que muitos utilizam para o reaproveitamento do lixo, sobretudo daquele lixo que possui uma maior dificuldade de absorção pela natureza. A reciclagem consiste no fato de evitar a proliferação do lixo e a contaminação do ar, por causa dos gases emitidos por alguns plásticos e isopores, da morte de animais por asfixia ou ingestão de substancias tóxicas e da poluição de mares e lagos que acontece devido ao acúmulo de garrafas e plásticos, em geral, lançados nas águas.

As vantagens estão no fato de evitar o desmatamento que se dá a partir da obtenção de matéria-prima para a fabricação de papel, evita também a extração de areia que é usada na confecção de vidros para a fabricação de copos, garrafas entre outros. E o acúmulo de resíduos na natureza, bem como praias e reservas ambientais.

Principais problemas Problemas com o desmatamento

Pesquisar
Artigos Relacionados