Editar Fotos

Editar Fotos

Editar Fotos

O processo de edição de imagens é considerado atualmente uma ação básica, cobrada inclusive em currículos para determinadas áreas de trabalho (como design, publicidade, jornalismo, além de empresas que lidam diretamente com a fotografia).

Embora esses casos sejam considerados um pouco mais avançados, devido ao que se faz com essas imagens (tratar as fotos, mudar cores, adaptar partes do arquivo, fazer montagens, etc.), você vai ver que não é muito difícil aprender a fazer cada uma dessas ações. Entretanto, aprender determinadas técnicas de edição podem facilitar seu sistema de organização de arquivos, poupar tempo na hora de selecionar ou então imprimir (o antigo revelar) as fotos em lojas especializadas.

Formas de editar

- Alterando o tamanho ou a resolução: mudar a resolução de suas fotos vai afetar diretamente no espaço ocupado no seu HD do computador, notebook, pen drive ou HD externo, por exemplo. Poucas pessoas sabem, mas o número de mega pixels oferecido por uma câmera raramente indica a qualidade do produto – embora tenha sido perpetuado que quanto mais mega pixels, melhor a câmera. Essa medida está relacionada apenas a resolução das fotos (ou seja, para quem não irá tirar fotos profissionais, que serão impressas em tamanhos grandes, não necessita de muito mais do que cinco mega pixels). Quanto mais mega pixels, maior o tamanho do arquivo. Com isso, talvez seja necessário armazenar as fotos em uma resolução menor – facilitando para enviar por email, transferir para outros sistemas móveis, etc.

- Cortando a imagem: quer tirar aquele objeto no canto da foto que distrai na hora de mostrar para os amigos? Transformar uma foto vertical em horizontal (ou vice versa)? Quer cortar uma pessoa da foto? Tudo isso pode ser feito com o programa editor e os dois principais benefícios de aprender a deixar a foto pronta, para ser impressa do jeito que você quer, é não perder tempo aguardando técnicos alterarem, além de não ser cobrado por esse serviço.

- Mudando a disposição de cores: outro fator básico, pode ajudar na hora de uma exigência específica, tendo como exemplos: montar um quadro em que as fotos sejam preto e branco, brincar deixando um aspecto mais velho a partir da coloração sépia, criar um painel com imagens exibindo-as de forma crescente ou decrescente da escala de cores (da mais amarelada, passando pelo azul, vermelho, verde, até o clássico P&B).

Programas para usar

Atualmente, existem muitas opções de programas lançados para a edição de imagens, embora os que tenham maior número de funções e benefícios sejam pagos (como é o caso do mais famoso de todos, o Photoshop, por exemplo). Entretanto, em sites de downloads de programas, é possível encontrar algumas opções gratuitas, muitas vezes cada um com apenas uma função diferente, mas que fazem esse trabalho bem feito.

Algumas sugestões incluem: o Gimp (programa destinado ao sistema Linux, que já é referência nesse sistema e muito usado justamente por estar dentro da plataforma livre), o Photo Scape (edição individual ou de várias fotos de uma só vez, várias opções para alterar o tamanho e as cores dos arquivos, outros benefícios como a criação de GIFs e outras ferramentas avançadas) e o Photo Plus (possibilita criação de desenhos livres, como o conhecido Paint, além de funções como alterações divertidas nas fotos – mosaico, deixar a imagem fora de foco, etc.).

Fotos

Confira Fotos para Editar Fotos:

Editar fotosEditar fotos
Photoshop e GimpPhotoshop e Gimp
PhotoscapePhotoscape

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados