Economizar dinheiro

links patrocinados

Economizar dinheiro

Economizar dinheiro

Desde quando criança

Dinheiro é coisa séria. E mesmo antes de começar a ganhar seu próprio dinheiro, é importante que as crianças sejam ensinadas principalmente sobre seu valor. Por mais que sejam os pais a fonte de renda de uma criança, ela deve saber o trabalho necessário para gerar receita.

Uma boa maneira de começar a educar os filhos financeiramente, é criando um sistema de mesadas em casa. O valor da mesada deve ser diretamente proporcional à idade da criança. E a partir da primeira vez que se dá a mesada, é importante orientar a criança a guardar uma porcentagem do que ela ganhou, explicando que no futuro, ela poderá utilizar esse dinheiro guardado para investir em algum bem maior.

Outro passo importante para economiza dinheiro desde cedo, é deixar as crianças a par do orçamento mensal da família, levando elas junto na hora de fazer compras no supermercado, compra de material escolar, compra de roupas, e até em compras mais simples, como uma revista por exemplo. E em todas essas transações, mostrar de maneira didática quanto foi gasto, qual a importância daquele investimento, e como se faz para controlar todos esses gastos.

Dessa maneira, desde cedo a criança passa a valorizar o dinheiro e ao menos ter uma ideia de como se faz para poupá-lo.

Economizar dinheiro não tem segredo

Como Economizar Dinheiro

É matemático: você ganha uma quantia de dinheiro, desconta seus gastos fixos desse ganho total, e guarda uma parte do que restou todos os meses.

As possibilidades para se guardar dinheiro hoje são várias: poupanças, aplicações, investimento em bolsa de valores (este não se caracteriza exatamente como economia, mas já se aplica às pessoas que querem tentar receber algum retorno do dinheiro que investem, e para isso, é necessário que haja orientação por parte de alguma instituição financeira ou estudo pessoal mesmo), e por aí vai, opções é o que não faltam.

Uma vez que se beneficia com a economia do dinheiro, fica fácil entender o por que em alguns casos, vale a pena abrir mão de uma saída no final de semana, ou de comprar aquele tênis que você estava de olho. No futuro, você poderá fazer as mesmas coisas à vista e com sobra de dinheiro. Mas para isso é preciso disciplina e determinação.

Tecnologias, entretenimento, consumismo… Os desvios do caminho da economia de dinheiro hoje são muitos.

Aprender a controlar as receitas e gastos

Economias de Dinheiro

Para controlar o que se ganha e o que se gasta existem métodos inovadores – além da boa e velha cadernetinha, em que se anota tudo – como aplicativos para o celular que ajudam as pessoas a controlarem o dinheiro. Dentro de um aplicativo como o Minhas Economias, por exemplo, é feito um registro do dinheiro que se gasta no mesmo momento em que isso é feito, e esse valor é subtraído da receita registrada anteriormente. Assim é fácil saber quanto dinheiro você ainda tem. Isso parece ser bastante óbvio, mas infelizmente, muitas pessoas não tem esse controle e vão usando o cartão de crédito sem pensar duas vezes.

Economizar dinheiro é para todos!

Economizar Dinheiro para as compras

Independente da quantia que se ganha mensalmente, todos podem guardar uma porcentagem de suas receitas. Quando se fala em economizar dinheiro, logo vem à mente aplicações e poupanças de anos, com um grande valor guardado – e isso é possível, mas vamos começar do começo.

Ao se ganhar o primeiro salário por exemplo, se já for feita uma pequena aplicação, isso poderá se tornar uma rotina. Aí, mensalmente quando o salário for recebido pelo funcionário, por exemplo, ele já irá considerar uma quantia desse salário como reservada para a economia.

Quando se economiza dinheiro dessa maneira, em um período de 5 ou até 10 anos, é possível guardar uma boa quantia, que possibilita investimento em bens como: estudos, entrada em casa própria, compra de um carro.
A economia de dinheiro vale a pena sempre. É só achar qual método combina mais com seu estilo de vida e receita mensal.

Pratica de Economizar Dinheiro Como guardar dinheiro

Pesquisar
Artigos Relacionados