Ecologia Profunda

links patrocinados

Ecologia Profunda

Ecologia Profunda

Sobre a Ecologia Profunda

A Ecologia Profunda é um conceito que foi formulado pelo ecologista e filósofo do país da Europa, Noruega, chamado de Arne Naess. Ele formulou este conceito no ano de 1973. Naess nasceu no dia 27 de janeiro de 1912. Ele formou-se filósofo no ano de 1933.

Formulação e conceito

Arne Naess é até hoje considerado o professor mais jovem a ser contratado pela Universidade de Oslo, a mais antiga universidade da Noruega, fundada no ano de 1881. O conceito que Naess formulou que denominou de ”ecologia profunda”, baseia em um conceito filosófico onde visualiza a humanidade como sendo mais um fio na teia da vida.

Homem como uma teia

De acordo com essa teoria, Naess defendia que cada elemento da natureza deve ser totalmente preservado, para que houvesse assim um equilíbrio do sistema da biosfera e tendo assim uma continuação da mesma. O homem seria apenas mais um ser dentro do sistema.

Ela faz um comparativo com a própria ecologia como conceito. Enquanto somente o termo ”ecologia” significa o estudo das relações entre os seres vivos com o ambiente, a Ecologia Profunda vai mais além que isto, é muito mais uma forma de agir e pensar. O conceito de Arne Naess foi formulado em contrapartida à visão predominante das pessoas e ao paradigma de tentar resolver o problema de utilizar em demasia os recursos naturais.

Influências da teoria da Ecologia Profunda

Entre as influências que o filósofo norueguês teve, destacam-se os pensamentos de Aldo Leopoldo, Thoreau, Gandhi e Rousseau. Naess também era estudioso de várias filosofias orientais, entre elas o Budismo. Ele também acredita sensivelmente na filosofia taoista, esta que exerceu muita influência sobre todo o movimento ecológico.

É perceptível ainda que várias sociedades humanas praticavam uma vida muito parecida com a proposta no conceito de Arne Naess, como por exemplo dos indígenas. Eles viviam com uma interação total com o meio ambiente, respeitando corretamente a biosfera.

Ecologia humana

Ecologia humana

A Ecologia humana é um ramo muito especifico da ciência que estuda a relação entre o ser humano e o ambiente natural. A ecologia humana em si não esta em uma área cientifica restrita, ela pode ser ampla e interdisciplinar, passando pela biologia, geografia, antropologia e diversas outras áreas disciplinares.

A ecologia que é o estudo da natureza alia a mesma a relação que o ser humano possui com a natureza, dada que a produção de cultura humana é realizada a partir de qualquer trabalho ou intervenção do ser humano no ambiente natural, ou na natureza.

A ecologia humana pode ser retratada como uma área onde o ambiente humano é estudado. Além do meio ambiente natural, ou dos estudos da natureza a ecologia humana foca sua estrutura e seu olhar no humano. Do humano para sua relação com o ambiente ao qual vive, ou o ambiente natural. Essa inter-relação entre o ser humano e a natureza é a Ecologia Humana.

Autores e áreas correlatas

Alguns dos autores da área da ecologia humana podem ser também encontrados na conhecida linha da Escola de Chicago. Também são alguns dos autores que pesquisam na área da Ecologia Humana Amos H. Hawley, Eugene Odum e Robert Ezra Park. São autores que estudam a correlação entre o ser humano e seu próprio ambiente.

A vida em sociedades pode ser considerada como foco do estudo da Ecologia humana, como se comportam as pessoas e os sistemas humanos dentro da vida social. As relações do humano, produção e natureza, influencia do homem para o homem e no meio natural.

Algumas das áreas que podem aparecer como correlatas a ecologia humana são as áreas das ciências biológicas com foco social e humano, ou mesmo física social, sociologia e muitas outras. Cabe então um estudo mais aprofundado sobre a ecologia humana e o que é produzido nesta área.

Ecologia Humana e a SCIEN

A SCIEN é uma comunidade que estuda a Ecologia Humana, todas as trocas materiais existentes e também as energéticas, sistemas entrópicos entre o ser humano e o seu ambiente. Para mais informações visite o site da SCIEN e confira as publicações e campos de estudo da Ecologia Humana.

Pesquisar
Artigos Relacionados