Ecologia e Ecossistemas Brasileiros

links patrocinados

Ecologia e Ecossistemas Brasileiros

Ecologia e Ecossistemas Brasileiros

O nosso país abrange diferentes ecossistema, como, por exemplo, a Floresta Amazônica, que é famosa no mundo todo por possuir a maior diversidade biológica de todo o planeta. Na Mata Atlântica e no Cerrado também podemos encontrar uma grande biodiversidade, além da Floresta de araucárias, no sul do país.

O nosso Brasil possui o seu território ocupado por seis biomas diferentes entre si em terra e um bioma marinho. Para quem não sabe, bioma é um conjunto de ecossistemas diferentes entre si, mas que possuem certo grau de homogeneidade. Na verdade são as comunidades biológicas, que nada mais é do que populações de organismos da flora e da fauna que interagem com o biótipo e também entre si.

Biomas terrestres Brasil – Amazônia

A Amazônia ocupa uma área que representa quase 50% de todo o território do país. Composta basicamente por uma floresta tropical, a Amazônia preenche os territórios dos estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Pará e de Roraima, além de 34% do território do Maranhão, 54% do Mato Grosso, 98,8% de Rondônia e 9% do Tocantins.

Com todo esse tamanho, a Amazônia é formada por florestas estacionais, florestas densas de terra firme, campos alagados, florestas de igapó, várzeas, refúgios montanhosos, savanas e formações pioneiras. Considerada a maior formação florestal de todo o planeta Terra, ela equivale a 35 % das áreas florestais do mundo.

Biomas terrestres Brasil – Cerrado e Mata Atlântica

Já o Cerrado, localizado na região do Planalto Central brasileiro, ocupa um território que representa quase 24% do território nacional. Composto basicamente por savanas, o Cerrado ocupa o Distrito Federal, 27% do território da Bahia, 97% de Goiás, 65% do Maranhão, 39% do Mato Grosso, 61% do Mato Grosso do Sul, 57% de Minas Gerais, 2% do Paraná, 37 do Piauí, 0,2% de Rondônia, 32% de São Paulo e 91% do Tocantins.

A Mata Atlântica, que preenche 13,04% do território do Brasil, é composta principalmente por uma mata que fica localizada ao longo de toda a costa do litoral do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica ocupa o Espírito Santo, o Rio de Janeiro, Santa Catarina, 52% do território de Alagoas, 19% da Bahia, 3% de Goiás, 14% do Mato Grosso do Sul, 41% de Minas Gerais, 8% da Paraíba, 17% de Pernambuco, 5% do Rio Grande do Norte, 37% do Rio Grande do Sul, 68% de São Paulo e 51% de Sergipe.

Biomas terrestres Brasil – Mata de Araucárias, Caatinga, Pampas e Pantanal

A Mata de Araucárias fica dentro do bioma Mata Atlântica e já chegou a ocupar 2,6% do território do Brasil. Dominada pelo pinheiro-do-Pará, a Mata de Araucárias também é composta pela floresta tropical e pela floresta temperada do Brasil. A Caatinga ocupa 9,02% do território do Brasil, enquanto o Pampas ocupa 2,07%.

Já o Pantanal representa 1,76% do território brasileiro e é constituído basicamente pelas savanas estépicas alagadas, além de estar presente em somente dois estados do nosso país, o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.

Fotos

Ecologia e Ecossistemas brasileirosEcologia e Ecossistemas brasileiros
EcossistemaEcossistema
O Brasil possui diferentes ecossistemasO Brasil possui diferentes ecossistemas

Pesquisar
Artigos Relacionados