EAD IFPA

links patrocinados

EAD IFPA

Buscando atingir maior número de estudantes que pretendem cursar o ensino superior, muitas instituições oferecem ensino à distância. Umas dessas instituições é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Além da educação à distância, o IFPA também oferece cursos técnicos presenciais em diversas unidades.

O Instituto

 

O IFPA tem mais de 100 anos de história, e é uma instituição pública que visa a educação profissional de qualidade.

Seu início foi em 1909 quando ainda era denominada Escola de Aprendizes Artífices do Pará, que abrangia a educação primária, além de oficinas com o objetivo de profissionalizar os jovens. As oficinas eram de marcenaria, funilaria, alfaiataria, sapataria e ferraria. Na década muda para Liceu Industrial do Pará e na década de 40 para Escola Industrial de Belém que permanece até década de 60 quando é modificada para Autarquia Federal e então passa a ter mais autonomia.

A partir disso, passa a oferecer Ensino Profissional de 2° grau, através dos cursos técnicos e, em função disso, passa a ser denominada Escola Industrial Federal do Pará, e em 1968 nasce a Escola Técnica Federal do Pará.

Cursos

 

Em 1975, acontece a descoberta de jazidas de minerais nos municípios de Carajás e Trombetas, então visando formar com qualidade profissionais para atuar nessa área e gerar emprego e renda, criou-se os cursos de Mineração e Metalurgia.

Acompanhando todo esse processo e modernização, foi inserido o curso de Processamento de Dados, e na década de 80, é realizada uma parceria com o Parque de Material Aeronáutico de Belém, o que possibilita o início do curso Pós-Técnico de Manutenção de Aeronaves.

Com o passar dos anos novos cursos são oferecidos, procurando atender a procura de empresas e de indústrias que começaram a se instalar no estado visando oferecer mão de obra especializada para as mesmas, sem que pessoas de outros estados precisassem ocupar essas vagas.

No ano de 1999, a então Escola Técnica se torna o Centro Federal de Educação Tecnológica, atuando nos níveis de educação profissional: Básico, Técnico e o Tecnológico.

EAD

 

A modalidade à distância permite que muitos alunos possam realizar o curso sem sair de seu município ou se dirigindo ao campi mais próximo. O que reduz gastos e da mesma forma permite que outras portas se abram para esse aluno.

O aluno tem acesso a um sistema restrito onde realiza atividades e pode tirar dúvidas com os professores.

Atualidade

 

Atualmente são 14 campi que oferecem desde cursos técnicos a cursos de graduação e pós-graduação, tanto de forma presencial quanto a distância.

Fotos

Confira Fotos da EAD IFPA:

EAD IFPAEAD IFPA
Ensino à distânciaEnsino à distância
Instituto Federal do ParáInstituto Federal do Pará

IFPA: Concúrso Público

Criado no ano de 1909, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, conhecido pela sigla IFPA, é responsável pela regulamentação da Rede Federal de Educação Profissional, Tecnológica e também Científica que são vinculadas ao MEC, o Ministério de Educação.

IFPA: Concurso Público 2013

IFPA: Concúrso Público IFPA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, abriu diversas vagas para o Concurso Público 2013 para preenchimento de vagas na área Técnico Administrativo em Educação.

Concúrso Público

Confira as vagas

São vagas para as cidades de:

Abaetetuba: Assistente de Aluno, Auxiliar de Biblioteca, Assistente em Administração, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Técnico de Laboratório na Área Química e Área Mecânica e Engenheiro na Área Civil.

Breves: Assistente de Administração, Assistente de Aluno, Auxiliar de Biblioteca, Assistente Social, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Pedagogo, Psicólogo, Técnico em Enfermagem e Técnico em Contabilidade.
Bragança: Administrador, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Assistente de Aluno e Assistente em Administração.

Belém: Auditor, Assistente em Administração, Engenheiro da Área Civil, Economista, Psicólogo, Pedagogo, Técnico em Instrumentação, e Técnico em Assuntos Educacionais.

Conceição do Araguaia: Auxiliar de Biblioteca, Assistente em Administração, Técnico em Edificações, Técnico em Contabilidade e Técnico em Assuntos Educacionais.

Castanhal: Nutricionista e Analista de Tecnologia da Informação.
Itaituba: Assistente em Administração, Assistente Social, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Pedagogo, Técnico em Tecnologia da Informação e Técnico em Contabilidade.

Marabá Rural: Técnico em Laboratório – Área Química e Área Biologia, Assistente de Aluno, Assistente em Administração, Auxiliar de Biblioteca, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Agropecuária e Engenheiro da Área Civil.

Marabá Industrial, Técnico em Laboratório – Área Química, Assistente de Aluno, Assistente em Administração, Auxiliar de Biblioteca, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Tecnologia da Informação.

Reitoria: Administrador, Assistente em Administração, Estatístico, Contador, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Psicólogo, Médico, Técnico em Audiovisual, Secretariado Executivo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Tecnologia da Informação e Técnico em Segurança do Trabalho.
Santarém: Assistente em Administração.

Tucuruí: Assistente em Administração, Assistente de Aluno, Auxiliar de Biblioteca, Auditor, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Engenheiro da Área Civil, Técnico de laboratório na Área Aquicultura, Eletrotécnica e Biologia e Nutricionista.

IFPA: Concúrso Público - saiba mais

IFPA: Concurso Público 2013 – Inscrições e Aplicação das Provas

As inscrições para o Concurso Público 2013 da IFPA acontecem até às 23h59 do dia 07 de outubro através dos sites IFPA e Concursos IFPA. A taxa de inscrição varia de R$ 60 a R$ 100 reais, de acordo com o cargo escolhido.

A prova do Concurso Público 2013 da IFPA acontecerá no dia 03 de novembro em dois horários distintos nas cidades de Abaetetuba, Bragança, Belém, Breves, Conceição do Araguaia, Castanhal, Itaituba, Marabá, Tucuruí e Santarém.

O Concurso Público IFPA contará com 40 questões objetivas, sendo 20 questões de Conhecimentos Específicos, 05 questões de Informática, 10 questões de Noções de Administração Pública e 05 questões de Língua Portuguesa.

Confira IFPA: Concúrso Público

Mais informações sobre o Concurso Público 2013 da IFPA

Para mais informações sobre o Concurso Público 2013 da IFPA, acesse o site do Instituto ou ainda a página de Concursos IFPA e veja o edital completo e ainda a quantidade de vagas disponíveis em cada cargo e em cada cidade.

Pesquisar
Artigos Relacionados