DQS Certificadora

links patrocinados

DQS Certificadora

DQS Certificadora

A DQS, sigla para Deutsche Gesellschaft für Qualität e que pode ser traduzida como Associação Alemã para Qualidade, foi criada em 1985 e se tornou a primeira empresa certificadora de Frankfurt. A empresa foi criada com o objetivo de incentivar a economia alemã e logo no início começou a certificar as empresas de acordo com normas de qualidade recém-criadas, como a ISO 9000.

Após alguns anos de existência a DQS se uniu com outras empresas do mesmo ramo, o que garantiu que o grupo alemão se tornasse uma das maiores certificadoras de sistema do mundo.

Em 1994 foi criada a DQS do Brasil, que coordena as certificações no Brasil e em países vizinhos através de acordos operacionais com empresas latino-americanas.

A DQS está presente atualmente em sessenta países e conta com cerca de vinte mil clientes. A empresa emprega aproximadamente de dois mil e oitocentos funcionários em todo o mundo.

Servicos DQS Certificadora

Os serviços da DQS, que incluem auditorias a setores específicos e certificações baseadas em normas nacionais e internacionais, não objetivam lucros e são prestados para agregar valor às empresas, de modo que clientes, funcionários e fornecedores fiquem satisfeitos.

Como são feitas as certificações

As certificações dos sistemas de gestão feitas pela DQS seguem um cronograma composto por cinco etapas, entre elas preparação e contrato, pré-avaliação, análise do sistema e diagnóstico, auditoria de certificação na própria empresa, decisão sobre a certificação e realização de auditorias semestrais ou anuais de acompanhamento.

DQS 2013

A primeira etapa, de preparação e contrato, inclui a aceitação de um contrato formal acerca do processo de certificação, no qual são estabelecidos os direitos e obrigações da empresa e da DQS, e que deve ser entregue à DQS em conjunto com uma cópia do manual de gestão da empresa.

A etapa seguinte, que inclui pré-avaliação, análise do sistema e diagnóstico, começa com uma visita dos auditores da DQS à sede da empresa, com o objetivo de verificar a documentação relacionada ao sistema de gestão e analisar o grau de aplicação do sistema. Na sequência o auditor elabora um relatório com os resultados da avaliação e pontos a serem melhorados.

Durante a auditoria de certificação nas instalações da empresa, que corresponde á terceira etapa, o auditor avalia a eficácia da implementação do sistema da qualidade nas instalações e emite um relatório com eventuais melhorias.

DQS

Na quarta etapa, que compreende a decisão sobre a emissão do certificado, a comissão de auditoria da DQS avalia os resultados da auditoria para decidir se pode haver a concessão da certificação. No caso de sinal positivo, o cliente recebe o certificado em até quatro semanas. No caso de negativa, a DQS elabora um relatório com não conformidades e o cliente deverá cumpri-las para que possa receber a certificação.

Na última etapa do processo são feitas auditorias de acompanhamento para verificar parte do sistema, além de reclamações sobre o mesmo e uso do certificado pela empresa.

Cursos

Além de realizar auditorias e conceder certificações, a DQS oferece cursos em gestão e normas para capacitar profissionais para que entendam destes segmentos e possam conduzir auditorias internas.

DQS Certificadora na internet Certificadora DQS

Pesquisar
Artigos Relacionados