DPVAT seguro de trânsito BR acompanhe pedido indenização

links patrocinados

DPVAT seguro de trânsito BR acompanhe pedido indenização

DPVAT seguro de trânsito BR acompanhe pedido indenização

No Brasil existe um seguro obrigatório que é pago em caso de danos causados por veículos terrestres e ele é conhecido como seguro DPVAT. Este tem como objetivo dar suporte a vítimas de acidentes em território nacional, independente de quem tenha sido o culpado pela colisão. Na maior parte dos estados, DPVAT é recolhido com o IPVA. Sem o pagamento do seguro, o veículo é considerado em situação irregular.

O DPVAT foi criado em 1974 e, desde então, já auxiliou milhões de brasileiros com o pagamento de despesas hospitalares decorrentes de acidentes. É importante lembrar que as despesas são pagas através de ressarcimento.

Requisitos

Em caso de acidente, é preciso observar alguns requisitos que permitem o acionamento do DPVAT. O seguro cobre acidentes causados por veículos que possuam motor com mais de 50 cilindradas, e que circulem por via terrestre – asfalto ou terra. Veículos como aeronaves, bicicletas, barcos e trens, portanto, não se incluem nesta categoria.

Acidentes DPVAT seguro de trânsito BR

O pedido de entrada do DPVAT deve ser feito pela própria vítima do acidente. Todo o procedimento é pensado para ser realizado de maneira bem simples. Não é necessário contratar terceiros para realizar o pedido, que é completamente gratuito. A única exigência é a entrega integral dos documentos solicitados. A lista de documentos necessários pode ser acessada na página do Seguro DPVAT na Internet.

Acompanhamento de pedidos

Os pedidos de indenização e ressarcimento têm um prazo para ser analisados pelo DPVAT. Neste meio tempo, os usuários podem acompanhar o andamento do pedido na própria página do seguro. Para isso, acesse o site do DPVAT e clique na opção “Pedido de indenização”. Em seguida, vá à seção “Acompanhe o pedido”, no menu à direita.

Acompanhamento DPVAT seguro de trânsito BR

Em seguida, basta fornecer o número do sinistro – que é entregue ao usuário após o pedido de entrada – e o CPF, ou CNPJ, do beneficiário. O serviço de acompanhamento do pedido funciona de segunda-feira a sábado, entre 7h e 20h. Aos domingos, o horário em que o sistema está disponível é entre 12h e 20h.

Pedido de entrada

Para dar entrada nos pedidos de indenização, você deve entregar a documentação em um dos postos autorizados do DPVAT. Para encontrar um destes locais, acesse o site do DPVAT e vá à opção “Pontos de atendimento autorizados”. Em seguida, clique no estado em que você está. Será disponibilizada, na sequência, uma lista com todas as cidades que possuem postos do DPVAT.

Se você está em uma cidade que não possui postos de atendimento, é possível realizar a entrega dos documentos em um município mais próximo. A indenização não costuma demorar mais de 30 dias para sair. Se você tem alguma dúvida sobre o processo, ligue para o SAC DPVAT. O número é 0800 022 1204. Os pedidos de indenização devem ser feitos em, no máximo, três anos após o incidente.

O Seguro DPVAT recomenda que os pedidos de indenização não sejam realizados por terceiros, para evitar que o usuário sofra algum golpe. Também é altamente recomendado que a indenização seja solicitada diretamente nos postos DPVAT, pois pedidos feitos através da justiça costumam demorar vários anos para ser liberados.

Pedido indenização DPVAT seguro de trânsito BR Campanhas DPVAT seguro de trânsito BR

Vídeo DPVAT seguro de trânsito BR acompanhe pedido indenização

Confira um vídeo sobre informações do seguro DPVAT

Pesquisar
Artigos Relacionados