DPVAT MG Minas Gerais

DPVAT MG Minas Gerais

DPVAT MG Minas Gerais

Um dos seguros existentes e que muitos desconhecem, é o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), que está relacionado ao trânsito e a todos os sujeitos que dele fazem parte. O seguro via auxiliar os envolvidos em diversos tipos de acidentes e para recebê-lo é simples e fácil.

O seguro

O DPVAT é um seguro existente que busca auxiliar em casos de acidentes de trânsito que acontecem e que acabam ferindo alguém, sendo assim, o seguro não cobre danos materiais, pois seu foco é o de indenizar as pessoas que se ferem em decorrência desses acidentes, independente se estão no lado de dentro do carro ou fora dele. Nesse caso, o seguro cobre também casos de atropelamento.

Procedimentos

Para que o seguro seja disponibilizado ao usuário é necessário que algumas documentações sejam apresentadas e que devem ser feitas por uma autoridade policial, como, por exemplo, através de um Boletim de Ocorrência, e para solicitar essa indenização os envolvidos têm até três anos contando desde o dia em que o acidente aconteceu. A cobertura pelo DPVAT se dá em casos de onde ocorre o falecimento de algum envolvido no acidente, ou ocorre invalidez de forma permanente e também cobre gastos com despesas relacionadas ao atendimento médico necessário nessas situações.

Na hora de solicitar a indenização, além de levar o boletim de ocorrência, é necessário informar os dados bancários corretos, como número da agência e da conta, para que a indenização possa ser creditada corretamente.

Nos casos em que os envolvidos não possuam conta em banco, o DPVAT abre uma conta em nome do solicitante para que o depósito possa ser feito. Outra vantagem do seguro é que para recebê-lo não é necessário que alguém seja contratado para que o pagamento seja efetuado e também não se tem necessidade de realizar esse pedido juridicamente, pois além dos custos a liberação da indenização pode demorar mais tempo do que se for acionado através dos locais de atendimento do DPVAT autorizados.

Cobrança

O dinheiro para o pagamento dessas indenizações relacionadas ao DPVAT é derivado de uma parte do que é pago no IPVA, quando é paga a primeira parcela do imposto ou quando o pagamento é feito através de uma única cota. A administração do seguro fica a cargo da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT, que também é responsável pelo reembolso quando o seguro é solicitado.

A Seguradora Líder iniciou seus trabalhos no ano de 2007, a partir de uma medida tomada em 2006 pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) que definiu a existência de dois consórcios que teriam um modelo de gerenciamento característico e seriam administrados por empresas de seguro especializadas.

Minas Gerais

Para entrar com o pedido de indenização através do DPVAT, o usuário deve ir até um local de atendimento autorizado com todos os documentos solicitados.

O Departamento de Trânsito (Detran) de Minas Gerais oferece mais de 315 unidades de atendimento espalhadas por todo o estado, envolvendo Ciretrans, Delegacias da Polícia Civil, Delegacia de Transito e Acidente, entre outros órgãos. A lista completa pode ser verificada no site do Detran de Minas Gerais.

Fotos

Confira Fotos do DPVAT MG Minas Gerais:

DPVAT MGDPVAT MG
Todos os cidadãos são assegurados pelo DPVATTodos os cidadãos são assegurados pelo DPVAT
O DPVAT é um dos seguros de trânsito obrigatóriosO DPVAT é um dos seguros de trânsito obrigatórios

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados